Seduc reúne mesa para negociar com grevistas e apresenta propostas

Seduc reúne mesa para negociar com grevistas e apresenta propostas

Seduc reúne mesa para negociar com grevistas e apresenta propostas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A secretária de Estado da Educação (Seduc), Isabel Luz, recebeu na manhã dessa quarta-feira (05) representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero) e com a Mesa de Negociação Permanente (Menp) do governo estadual de Rondônia.
A bancada da Menp é formada pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), de Finanças (Sefin) e de Assuntos Estratégicos (Seae).
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero), os grevistas reivindicam reposição salarial anual e cumprimento da Lei Complementar n° 680, que garante o Plano de Carreira e prevê a progressão funcional por tempo de serviço de cada servidor, além de promoções e gratificações e a revisão anual dos salários.
Após ouvir os representantes dos grevistas, Isabel Luz apresentou para a Menp propostas de reposição salarial que deverão ser analisadas pelos membros do governo e pelas lideranças sindicais.
Assim, as pautas de reivindicações foram entregues e a contraproposta, que entrará em análise pelo governado, será avaliada dentro das possibilidades de atendimento. Isabel Luz pediu um prazo para que a Menp, juntamente com o governador, dialoguem e revisem os pedidos e, então, uma nova reunião foi agendada para decidir o que será possível atender das requisições dos sindicalistas.
A secretária da Seduc lamenta que a forma de reivindicação tenha culminado em greve de servidores, uma vez que tem tomado medidas, empenhado recursos e não economizado esforços na promoção da melhoria da qualidade da educação de Rondônia:
1- quanto ao concurso para professores para as unidades indígenas de ensino, a Seduc informa que está em andamento sua realização no segundo semestre de 2013;
2- sobre o piso salarial, a Seduc reitera que o governo da cooperação cumpre a Lei Nacional do Piso Salarial dos Professores e que, em Rondônia, a jornada semanal praticada pelo professor da rede estadual de ensino, é de 27 horas, ou seja, o governo da cooperação reduziu a jornada de trabalho de 30 para 27 horas;
3- aumentos em 100 por cento das gratificações de diretor, vice-diretor e secretário escolar; e 40% a gratificação de professores no exercício da docência, e que orientadores e supervisores também tiveram aumento na gratificação;
4- professores da educação especial recebem gratificação por exercício da docência além de recurso adicional pela dedicação à educação especial;
5- o Governo da Cooperação sancionou a Lei da Gestão Democrática para melhorar a autonomia das escolas na escolha de seus dirigentes;
6- investimentos na infra-estrutura das escolas com reformas, melhorias, ampliações e contruções de novas unidades priorizando um ambiente escolar mais adequado e confortável a professores e alunos;
7- concurso público e está convocando para posse, a partir de 22 de maio, 1142 novos profissionais para cargos efetivo;
8- honra o compromisso assinado na carta de intenções assinada pelo Governador Confúcio Moura que estabelece objetivos e prioridades da educação de Rondônia.
As ações elencadas são prova de que a Seduc está comprometida em oferecer uma educação inovadora para Rondônia e que se empenha, apresentando propostas, para que haja reversão do movimento de greve uma vez que a paralisação dos profissionais da educação acarreta prejuízo para o andamento do ano letivo e, consequentemente, para a educação pública. A Secretaria de Educação se coloca à disposição para futuras negociações com as representações grevistas no intuito de resolver a situação negativa que é gerada a partir do estado de greve.
Estiveram presentes na reunião representantes do governo e lideranças do sindicato: o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues; o líder do governo, Kaká Mendonça; a deputada estadual, Epifânia Barbosa; o secretário da Sead, Rui Vieira; e o secretário da Seplan, George Braga; dentre outros.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS