Curso de Unidades Especializadas de Fronteira forma novos multiplicadores

Curso de Unidades Especializadas de Fronteira forma novos multiplicadores

Curso de Unidades Especializadas de Fronteira forma novos multiplicadores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em solenidade festiva, encerrou na tarde da ultima sexta-feira (31), na Diretoria de Ensino da Polícia Militar (DE), a 3° Edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira – Nível Multiplicador. O curso objetivou capacitar profissionais de segurança pública para atuarem como multiplicadores da temática de unidades especializadas de fronteira, buscando fortalecer a prevenção, o controle e repressão dos delitos praticados na faixa de fronteira brasileira.
O curso foi realizado no período de 13 a 31 de maio e teve uma carga horária de 136 horas-aulas, sendo divididas em módulos teóricos e práticos, contando ainda com a participação de professores de vários estados brasileiros, visando proporcionar aos discentes o aprimoramento nas disciplinas de técnica de entrevistas; identificação de artefatos explosivos; comunicação policial; investigação criminal; patrulha policial; tiro policial; técnicas de imobilização e condução, dentre outros.
Na oportunidade o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Marcelo Bessa, falou dos desafios e dificuldades enfrentadas pela polícia na fiscalização das fronteiras do Estado de Rondônia com a Bolívia. “Temos uma área muita extensa e de difícil acesso quase toda dividida por rios e vegetação de matas fechadas. Mesmo assim não temos medido esforços em busca de recursos para equipar a polícia, exemplo disso, são os mais de 27 milhões de reais conseguido junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que irão equipar as unidades de fronteira e dotar os policiais de recursos fins para o combate dos principais crimes de fronteira, sendo eles, o tráfico de drogas e o transporte de veículos roubados para a Bolívia”. Bessa ressaltou ainda, que doravante os policiais estão aptos a serem multiplicadores em seus Estados e municípios, “O conhecimento não pode ser monopolizado, contudo difundido com os demais companheiros das corporações”, finalizou.
Em sua fala, o orador da turma Major PMRO, Edilson Crispim, em nome de todos agradeceu a Secretaria de Segurança que por meio da Gerência Especializada em Fronteiras (Gesfron), apresentou projetos para que o curso fosse realizado em Rondônia. “Valeu apena estar aqui junto com todos vocês. Tenho certeza que recebemos novos conhecimentos que nos serão úteis no serviço operacional. E o que é mais importante, a Senasp conseguiu integrar as polícias. Debatemos novas ideias e conhecemos a realidade de cada região fronteiriça”, disse Crispin.
A assessora pedagógica da Senasp, Andréia da Silveira disse que o curso foi muito proveitoso, pois pode integrar as polícias e compartilhar novos conhecimentos. “Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de ser a coordenadora do curso, e porque sei também que esses profissionais absorveram conhecimento, e poderão repassá-los aos demais policiais de ponta”, salientou Andréia destacando a preocupação do governo federal com os estados que fazem fronteira com outros países.
O curso contou com a participação de policiais civis e militares, lotados nas delegacias e organizações policiais militares, de onze estados brasileiros de fronteira, além de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança Pública.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS