O falecimento do abnegado professor Francisco José Rosa de Lima, do Departamento de Economia da Universidade Federal de Rondônia, deixa uma lacuna na Educação do estado, por tudo que ele representa para academia, como companheiro de luta e como cidadão. A declaração é do presidente da Associação dos Docentes da Unir (Adunir), professor Delson Fernando Barcellos Xavier, ao emitir condolências aos familiares e amigos do professor José Rosa, que faleceu na madrugada desta quinta-feira.
Formado em economia, com mestrado em desenvolvimento regional e doutorando em engenharia da produção, o cearense Francisco José Rosa de Lima, era professor do Departamento de Economia da Unir desde a década de 80. Na opinião do também professor de economia, Edilson Lobo, a academia perde um cidadão entusiasta da educação e que a concebia como mecanismo de crescimento pessoal e revolução de uma nação.
O professor José Rosa – recorda Edilson Lobo – foi um grande companheiro de trincheira na luta por uma educação de qualidade e por melhores estruturas para que nós, professores, tenhamos as condições mínimas de repassar conhecimento e dar nossa contribuição para a formação de uma nova geração, capaz de entender e de compreender o mundo em que vivemos.
Conclamando os docentes da Unir a comparecer ao velório de José Rosa, no auditório da Unir-Centro durante toda esta quinta-feira, e ao sepultamento, na manhã desta sexta-feira, dia 3, às 9 horas, no Cemitério Recanto da Paz, o presidente da Adunir afirma esperar que o exemplo deixado pelo professor José Rosa ecoe sobre as novas gerações de mestres. “A inquietude e a não acomodação à situação é uma das indeléveis marcas que ficam do nosso colega José Rosa”, pontua Delson Xavier.