Presidente da AROM diz que EUA deveria compensar região amazônica

Presidente da AROM diz que EUA deveria compensar região amazônica

Presidente da AROM diz que EUA deveria compensar região amazônica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom) e prefeito de Mirante da Serra (RO), Vitorino Cherque, os órgãos de proteção ambiental, protetores de petróleo e o Estados Unidos da América (EUA) deveriam compensar os municípios dos estados da Região Amazônica brasileira. É que, conforme o líder dos prefeitos, os moradores da Amazônia, são "vigilantes gratuitos permanentes do pulmão do mundo" e não recebem nada por manter intocadas as áreas que poderiam estar produzindo e desenvolvendo as localidades.
Como dirigente da Arom, o prefeito Vitorino lançou, recentemente, uma proposta para discussão entre as entidades representativas de municípios na Região Norte. A ideia seria provocar nos prefeitos e nas bancadas federais de seus respectivos estados a reflexão sobre o tema e consequente criação dos Royalties da Floresta. "Vou reunir todos esses presidentes de associações para deliberarmos sobre um posicionamento quanto ao assunto junto ao Congresso Nacional e demais instâncias pertinentes", adiantou.
Na visão do municipalista, a implementação dos royalties para os municípios guardiões das áreas de preservação e parques nacionais seria um incentivo justo, já que, a manutenção dessas matas interessa aos demais estados do País e outras nações. Vitorino lembra que em Mirante da Serra, por exemplo, pelo menos 50% da área territorial do município é Floresta Nacional, que compõe a reserva dos Pacaás Novos. O prefeito também salienta que o município de Guajará-Mirim/RO é formado por 93% de área verde intocável.
Em Brasília, o presidente da AROM informou em entrevista que conhece a existência do chamado ICMS Verde, que é repassado pelo Estado de Rondônia aos municípios que possuem áreas ambientais. Entretanto, destaca Vitorino: Esse ICMS é insuficiente e apenas simbólico em relação à importância de nossas matas para o mundo. Querem mandar na nossa Amazônia. E se querem que a protejamos para eles, então terão que nos pagar por isso".
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS