Procon comanda operações de fiscalização

Procon comanda operações de fiscalização

Procon comanda operações de fiscalização

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desde o início deste mês, o Procon, órgão estadual que cuida da defesa do consumidor, em conjunto com a Delegacia do Consumidor, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Corpo de Bombeiros Militar e a Vigilância Sanitária Municipal, desencadeou uma operação de fiscalização em supermercados da capital. Na quarta-feira (17), um supermercado acabou interditado e só poderá reabrir ao público se cumprir as exigências legais e sanitárias, ou caso assine um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público.
Nesta quinta-feira (18), o trabalho dos 17 servidores teve continuidade. A equipe foi a um supermercado na Rua Araújo Lima e Silva, onde já haviam estado em dezembro passado. Muitos itens de irregularidade, observados na inspeção anterior, haviam sido corrigidos, de acordo com o coordenador do Procon, Rui Rodrigues Costa, como a afixação de placas de sinalização e de instruções junto aos produtos, tais como a ‘proibida venda de bebidas a menores de 18 anos’ e de identificação de equipamentos para verificação de preços de mercadorias.
A primeira etapa da fiscalização teve início em março. Esta é a segunda etapa dos trabalhos e se estenderá até o dia 29, quando os órgãos envolvidos voltarão a se reunir com a Curadoria do Consumidor, do Ministério Público para organizar a terceira etapa. “Iniciamos o trabalho com os grandes atacadistas, a segunda com os supermercados e vamos partir para a terceira etapa fiscalizando o maior número possível de estabelecimentos de secos e molhados”, informa o coordenador do Procon. O objetivo da operação pente fino no comércio de alimentos é corrigir distorções, instruir e em último caso punir comerciantes que teimam em não respeitar o consumidor, observa Rui Costa.
Na fiscalização entram itens como data de validade e estado de conservação dos produtos. Identificação de preços, conferência de peso e armazenamento, aferição de balanças, levantamento predial, com verificação de saídas de emergência, mangueiras para combate a incêndios entre outros.
Sindec
Uma novidade do Procon em Rondônia é que a partir de junho todas as reclamações registradas por consumidores no órgão estarão disponíveis a qualquer pessoa em todo o Brasil. É o resultado de um convênio assinado entre a Defesa do Consumidor e o Ministério da Justiça, onde o Estado passa a vincular-se ao Sistema Nacional de Informação   em Defesa do Consumidor. “Acessando o site do Sindec, o consumidor poderá observar o número de reclamações registrada contra determinada empresa e optar se vale a pena ou não fazer suas compras na mesma”, explica Rui. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS