EMBATE - Kazan Roriz e Prefeito Mauro Nazif discutem na praça
A comunidade que está acampada na praça em frente à prefeitura de Porto Velho após ter sido despejada de suposta área particular no jardim Santana foi testemunha no inicio da noite desta terça-feira (2) de um embate de idéias e propostas entre o prefeito
A comunidade que está acampada na praça em frente à prefeitura de Porto Velho após ter sido despejada de suposta área particular no jardim Santana foi testemunha no inicio da noite desta terça-feira (2) de um embate de idéias e propostas entre o prefeito Mauro Nazif e o empresário Kazan Roriz.
Nazif foi até o acampamento após o bloqueio da rua Dom Pedro II que passa na frente do palácio Tancredo Neves, sede do executivo municipal. Para reabrir a via, o prefeito acabou cedendo a reinvindicação dos moradores que exigiam sua presença no local. Nazif foi acompanhado de assessores.
Mauro em conversa com moradores explicou os impedimentos legais de se resolver a situação com celeridade. O principal motivo é a ação judicial que ensejou a desocupação da área. “Temos que aguardar a decisão judicial” afirmou o prefeito.
Os moradores reclamaram do secretario da SEMUR – Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, empresário Cristian Camurça que esteve dois antes no bairro e não avisou do iminente despejo.
Com a chegada do empresário Kazan Roriz, líder do PEN – Partido Ecológico Nacional o prefeito Mauro Nazif enfrentou uma “saia justa”.
Kazan tem proposto comprar a área e realizar doação a comunidade atingida pela decisão judicial para formação do bairro Cidade de Deus. Para tanto, disse necessitar que a prefeitura municipal proceda a regularização e escrituração do terreno.
Nazif fez proposta para que Kazan, após a prefeitura resolver a pendencia judicial, o mesmo faça doação de madeira e telhas para que o povo reconstrua suas casas. Roriz rebateu que quem deve reconstruir é que mandou derrubar e continuou defendendo sua proposta de compra.
Kazan aproveitou o ensejo e cobrou de Nazif tratamento mais “humano” em relação ao povo que está acampado, citando o fato que a prefeitura teria mandado cortar o fornecimento de agua para as barracas. “Você mandou cortar a agua, na mesma hora mandei um caminhão pipa para socorrer os desabrigados”. E fez cobranças na "cara" do prefeito, que não soube explicar os questionamentos do empresário. kazan finalizou o debate afirmando que Mauro Nazif parece não "mandar na prefeitura".
Ao final, Mauro Nazif combinou com os acampados que estaria nesta quarta-feira (3) ao meio dia para almoçar com as famílias nas barracas.