Governo aumenta número de atendimento anestesiologicos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O número de atendimentos de anesteologistas aumentou na capital e no interior do estado. A partir de agora, mais rondonienses poderão receber atendimentos cirúrgicos em Rondônia. A previsão é de que somente no Hospital Regional de Cacoal, o número de cirurgias ultrapasse 400 procedimentos neste mês de março. A iniciativa faz parte do pacto que o Governo da Cooperação firmou, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), entre médicos e todos os profissionais que prestam serviço para Saúde de Rondônia.
Maria Helena Alves de Lima, veio de Jaru para cirurgia do filho, que quebrou o fêmur. Ela chegou em Porto Velho em busca de atendimento médico especializado e em menos de duas horas o filho já passava por cirurgia no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. Maria Helena disse que ficou surpresa com a qualidade e agilidade do atendimento,
"Na verdade não acreditava que seria tão rápido. A gente sai do interior sempre com medo, mas não tenho do que reclamar. Só tenho agradecer desde a atendente, até aos médicos que fizeram a cirurgia no meu filho", conta Maria Helena.
Quem também compartilha da mesma satisfação, é a dona Benedita Cunha. A dona de casa vive na periferia de Porto Velho, aos 47 anos teve que deixar o trabalho por causa de uma hérnia. Após muitas dores, resolveu procurar atendimento e em poucos dias conseguiu ser operada. "Achei que demoraria muito, mas fui informada que tinha anestesista e especialista. Não demorou e logo entrei no centro cirúrgico", disse a dona de casa.
O governo quer chegar até o cidadão que mais precisa e não está medido esforços para atender toda a demanda. Para alcançar esses cidadãos, como a dona Benedita e também a dona Maria Helena, o governador Confúcio Moura pediu agilidade nos trabalhos e o governo está efetivando o planejamento do Plano FutuRO, que visa aprimorar os atendimentos e proporcionar melhores condições aos rondonienses, além de garantir cidadania e oferecer saúde.
E os parceiros entenderam a solicitação do governo e se prontificaram dar agilidade nos trabalhos. É o caso da empresa, Centro Médico Anestesiologicos (CMA) que foi contratada para atender todas as necessidades do Hospital João Paulo II e Hospital de Base, mas de acordo com o diretor da CMA, o médico anesteologista, Jacob Campos de Mendonça Neto, a parceria com o governo de Rondônia é ainda maior.
Segundo ele, os anesteologistas estão atendendo um pedido do governo e os trabalhos já foram estendidos para Maternidade Municipal de Porto Velho e também ao Hospital Regional de Cacoal. A cada semana um profissional dirige-se até o hospital de Cacoal, para que o número de cirurgia seja ainda maior e desafogue os atendimentos nos hospitais de Porto Velho.
O diretor da CMA, ressalta a parceria e os ganhos dos pacientes que necessitam de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). "Somos parceiros do governo de Rondônia e estamos prontos para colaborar da melhor forma possível. Desde que fomos contratados, temos nos empenhados para oferecer serviços dentro dos padrões. Nos últimos meses a Saúde de Rondônia melhorou significativamente e tanto o governo, como a população, podem contar conosco como parceiros, para que todos recebam atendimento de qualidade", afirma o médico Jacob Mendonça.
Segundo dados da Sesau, em Cacoal, houve um aumento de 47% de cirurgias realizadas com a chegada dos anesteologistas da capital. A intenção é de que seja ainda maior neste mês de março, ultrapassando 20% o número de procedimentos cirúrgicos.
O secretário de Saúde, Williames Pimentel, diz estar satisfeito com os resultados e que ida dos anesteologistas para Maternidade Municipal de Porto Velho, é uma grande colaboração do governo para o município. Pimentel também ressalta a importância da contribuição dos especialistas nos atendimentos no interior e na capital. "Temos uma parceria focada no cidadão e não no financeiro. Estamos nos empenhando para que os pagamentos sejam efetivados dentro dos prazos estabelecidos e possamos continuar com essa parceria que está dando certo e quem ganha com eficiência é a população", finalizou o secretário.
O pacto compõem ainda o Plano FutuRO, que visa aprimorar os atendimentos e proporcionar melhores condições aos rondonienses, além de garantir cidadania e oferecer saúde de qualidade.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!