Idaron de União Bandeirantes interdita comércio de agrotóxicos

Idaron de União Bandeirantes interdita comércio de agrotóxicos

Idaron de União Bandeirantes interdita comércio de agrotóxicos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Fiscais da Agência de Defesa Sanitária e Agrossilvipastoril do Estado de Rondônia (Idaron) de União Bandeirantes, distrito de Porto Velho, interditaram nesta quinta-feira, 14, a venda de agrotóxico em um estabelecimento comercial. Foram interditadas 143 embalagens de um, cinco e vinte litros, totalizando 854 litros de agrotóxico.
Para que as empresas possam revender agrotóxicos de forma segura para o produtor, de acordo com as legislações federal e estadual, é necessário que os produtos sejam cadastrados na Idaron. Marcelo Borges, presidente da Idaron, explica que garantir a qualidade e a segurança dos alimentos que chegam à mesa dos rondonienses é uma responsabilidade e preocupação da Idaron. “O Governo Confúcio Moura tem um foco muito grande no cuidado e respeito à saúde do povo de Rondônia e a Idaron irá fiscalizar com rigor”, conta Borges.
De acordo com o Chefe da Ulsav (Unidade Local de Sanidade Animal Vegetal) de União Bandeirantes, André Batista, o objetivo da fiscalização é manter parceria com as revendas agropecuárias através de orientação e credenciamento. “Contudo, a revenda agropecuária somente poderá iniciar suas atividades depois do credenciamento do produto na Idaron. Logo após o pedido de credenciamento, os produtos serão desinterditados e estarão aptos para a comercialização”, explica o chefe da Ulsav.
O Programa de controle de comercialização, utilização e destinação dos agrotóxicos é um dos “carros chefes” dentre os diversos programas de defesa sanitária vegetal sob a responsabilidade da Idaron, além de ser item de um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público de Rondônia (MP/RO). “Esse programa é referência no país e a nossa intenção é melhorá-lo ainda mais, pois envolve o bem estar da nossa população”, diz o presidente.
A Agência Idaron informa que qualquer suspeita de venda irregular, desvios de uso, e a utilização inadequada do produto pode ser denunciada pelo telefone 0800 704 99 44 ou na Unidade Local, que serão imediatamente apurados pela Idaron.
Outra interdição
Na última semana, a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Buritis interditou agrotóxicos que eram comercializados para o uso na agricultura orgânica e não possuíam registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Foram apreendidas 14 embalagens de cinco litros e oito embalagens de um litro do produto Proteneem, que era comercializado como inseticida líquido composto, e 15 baldes de cinco litros e cinco embalagens de um litro do fertilizante foliar líquido Biorgânico, usado como fertilizante orgânico mineral líquido concentrado.
O engenheiro agrônomo e chefe da Ulsav (Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal) de Buritis, João Pinto Junior, alerta para o risco de comprar produtos sem registro: “estes produtos apresentam perigo para o homem e para o meio ambiente, porque não apresentam sua origem. O nosso trabalho é assegurar que os insumos utilizados são adequados e que o fluxo de plantas e animais não comprometa o status sanitário do país”.
A Idaron é responsável por fiscalizar e orientar quanto ao uso, à produção, ao consumo, ao comércio, ao armazenamento, ao transporte e ao destino final das embalagens de agrotóxicos e de seus resíduos.
 “Sem o registro, o produto não pode ser comercializado por não garantir a devida qualidade aos produtos que depois serão consumidos pelos rondonienses”, fala o presidente da Idaron, Marcelo Borges.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS