Jair Ramires, o valentão, está com as pernas inchadas e visivelmente debilitado. Vem sendo medicado, mas em função de não acreditar que um dia seria preso, está meio que em choque. Seus advogados tentaram garantir que ele fosse para casa, mas tiveram o pe
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Trapalhadas
O resultado de tantas lambanças na gestão Confúcio Moura começam a aparecer. E exatamente no fim do ano. Fornecedores fazem fila nas portas das secretarias tentando receber pagamentos que estão atrasados desde o meio do ano. O governo vem conversando, avisando que pretende quitar todos os débitos com o dinheiro do Detran. Mas para isso acontecer, teria que ser o Detran de São Paulo, porque o de Rondônia não vai dar conta. Primeiro eles precisam quitar a folha de pagamento e o décimo terceiro. Uma parte da sobra (se existir) vai ser usada para pagamento das emendas parlamentares e só então o governo pretende pagar seus fornecedores, que são aquelas pessoas que fazem a máquina pública girar.
Outra
Nesta quarta-feira o Sindicato dos Servidores da Saúde (SINDSAUDE) entrou com uma ação judicial para tentar obrigar o Estado a repassar as consignações dos servidores filiados aos cofres do sindicato até o 5º dia útil do mês subsequente. De acordo com o sindicato, o governo estaria utilizando esse dinheiro para quitar outras despesas. O sindicato alega que está desde junho sem receber o dinheiro. Eles vão ter que entrar na longa fila de credores.
Mas
A grande pergunta é: onde foi parar o dinheiro de Rondônia? Incrivelmente a equipe de Confúcio Moura teve a capacidade de desaparecer com milhões de reais, sem qualquer explicação plausível. Contas foram feitas e refeitas por pessoas que entendem de números e elas não batem. O rombo é gigantesco e não se tem a dimensão exata do prejuízo. Pior ainda é saber que isso vai virar uma bola de neve que vai derreter nas mãos do próximo governador, seja ele quem for.
Sistema bruto
Mirian Saldaña, quando foi presa, estava vestindo uma bonita camisa azul da Dudalina, que deve custar algo em torno de R$ 300. A camisa foi tomada pelas outras detentas. Ela vem passando aperto de verdade dentro do presídio e mesmo assim vem mantendo o silêncio. Diz que só fala em juízo.
Enfermo
Jair Ramires, o valentão, está com as pernas inchadas e visivelmente debilitado. Vem sendo medicado, mas em função de não acreditar que um dia seria preso, está meio que em choque. Seus advogados tentaram garantir que ele fosse para casa, mas tiveram o pedido negado pela justiça. Vai continuar no presídio.
Foragida
Silvana Cavol, cuja prisão era temporária (cinco dias), resolveu dar um baile na polícia e continua foragida. Quando for presa, vai ter sérios problemas para conseguir um habeas corpus.
Plantinhas
Já que o Ministério Público vem investigando uma série de malfeitos da prefeitura, bem que poderia dar uma olhada naquele contrato da ONG responsável pela “manutenção” das mudas que foram plantadas no chamado espaço alternativo. Eram R$ 500 mil.
Indicação
Edson Gazoni, ex-deputado estadual, conseguiu garantir na futura administração de Mauro Nazif, a permanência da atual secretária de Fazenda do município, Ana Cristina da Silva. Ela vai ser adjunta da pasta.
Eleito
A Associação Rondoniense dos Municípios – AROM, elegeu seu novo presidente nesta quarta-feira. Trata-se de Vitorino Cherque, prefeito de Mirante da Serra, que foi eleito com 29 votos.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Suco de beterraba reduz a pressão arterial
Um copo de suco de beterraba pode ter impacto imediato na redução da pressão arterial. É o que mostra estudo do Instituto de Diabetes e Coração Baker, em Melbourne, na Austrália. O líquido pode causar efeito poucas horas depois de bebido. O suco reduz a pressão arterial sistólica (o maior valor verificado durante a aferição de pressão) em uma média de 5 pontos entre grupos de pessoas saudáveis. Segundo os pesquisadores, a queda pode parecer pequena, mas pode equivaler a uma redução de 10% no número de mortes devido a problemas cardíacos. — É possível gerar um efeito em uma dose única — conta o pesquisador Leah Coles, um dos autores do estudo. No estudo, 15 homens e 15 mulheres beberam aproximadamente 500 gramas de suco de beterraba, sendo três quartos da bebida em si e o resto de suco de maçã, e passaram a ser monitorados por 24 horas. O mesmo procedimento foi repetido duas semanas mais tarde, com a ordem invertida. Nos dois gêneros, os resultados mostraram tendência a baixar a pressão arterial sistólica seis horas após terem bebido o suco de beterraba. Quando os pesquisadores limitaram a análise aos homens, porém, encontraram uma redução significativa de aproximadamente 4,7 pontos. Outros estudos já haviam mostrado que a queda pode não ser tão forte em mulheres.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!