O prefeito em exercício de Porto Velho, Emerson Castro, foi o entrevistado do programa 'A Voz do Povo', apresentado pelo radialista Arimar Souza de Sá, da Rádio Cultura, na terça-feira, 11. Ele tranquilizou e deu esclarecimentos à população quanto aos últimos acontecimento e decisões ocorridas na prefeitura. “Infelizmente assumo neste momento, com uma situação de investigação judicial. Mas quero garantir à população, aos cerca de 13 mil servidores e aos fornecedores em relação a condução da máquina administrativa, que os pagamentos e a manutenção da economia local permanecerá. Todos os servidores receberão o salário no dia 20, e ainda, daremos um abono, principalmente, para aqueles que trabalham na área da Educação ”, disse.
Investigação
Quando questionado sobre o seu papel como vice-prefeito e sobre um possível envolvimento nas transgressões ocorridas na administração municipal, Emerson Castro disse que como vice substituía o prefeito quando necessário e que não estava envolvido ou sequer sabia dos atos infracionais em judice. “Sempre cumpri com meu papel como vice, me dedicando da melhor maneira possível, procurando apontar e solicitar os encaminhamentos da população. Respeitei ate o último momento, as ações do Roberto Sobrinho. Em relação ao que está acontecendo, eu não sou agente de investigação. Para que estas operações acontecerem houve o monitoramento e envolvimento de diversos agentes e órgãos que durante vários meses realizaram uma investigação aprofundada. Então era impossível eu saber de algo. Até porque não havia um compartilhamento de mandado. Entrego a prefeitura no dia 31, tendo certeza de que o que realizei foi em função e por respeito que tenho pela população”, afirma.
Transição
O prefeito contou que a transição está sendo realizada de forma tranquila e que o prefeito eleito Mauro Naziff recebe um cenário próximo da realidade com o que ele vai receber. “As nossas estruturas físicas estão muito bem, nossa rede básica de saúde está equipada e com profissionais capacitados, estamos caminhando nas obras de recapagem, aprofundamento de canais e diminuição das alagações. O Mauro receberá a prefeitura com uma série de avanços. Fazendo uma analise, houveram erros, porém tivemos uma infinidade acertos”, comenta.
Viadutos
Emerson explicou que os chamados de viadutos, estão sendo construídos com o intuito de desafogar o trânsito. “Tivemos muitos problemas nesta obra, como paralisação, cancelamento e auditorias que causaram este atraso. Primeiramente, como estamos engessados quanto ao trabalho, então eu busquei parceiros, como o governador do estado, Confúcio Moura, que e o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens, Lúcio Mosquini. Vamos desde logo transferir o tráfego pesado da rua da Beira para uma faixa do Elevado, no sentido Porto Velho- Cuiabá, desafogando assim em oitenta por cento do tráfego da Rua da Beira, dando mobilidade, isso com toda a orientação do Dnit e Polícia Rodoviária Federal, para dar segurança aos motoristas. Eu demorei dois dias para encontrar técnicos que quisessem assumir a Secretaria municipal de Projetos Especiais. Hoje, já foi denunciado o contrato com a empresa Egesa e que fosse aplicado o rigor do contrato”, disse.
Transporte escolar
Emerson explicou aos ouvintes que estão sendo encaminhados para a equipe de transição as necessidades e negociações de novos contratos para realizar o transporte escolar dos mais de oito mil alunos hoje atendidos na zona rural do município e também atender a alunos de localidades de difícil acesso na área urbana. “Estive em reunião com a secretária de Educação, estamos renovando contratos, e resolvendo a questão o transporte da área rural devido a rescisão de alguns empresas”, disse ele.
Marquise
O prefeito esclareceu sobre os mais quatro milhões que deveriam ser entregues a empresa Marquise. “Segundo orientações do Tribunal de Contas realizamos o cancelamento deste pagamento. Este dinheiro está disponível. Estamos atendendo a todas os direcionamentos dos órgãos de controle externos para que possamos conduzir a prefeitura da melhor forma possível neste momento”, esclarece.