Rondônia manteve crescimento acima da média nacional

Rondônia manteve crescimento acima da média nacional

Rondônia manteve crescimento acima da média nacional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No ranking de crescimento em relação aos outros Estados brasileiros, Rondônia ficou em 3º lugar, com representação de 0,62%, mesma porcentagem do ano anterior. Já na região norte, o Estado alcançou o 3º lugar representando 11,69% do PIB.
Em relação ao PIB a preços de mercado, Rondônia desceu uma colocação no ranking dos Estados da Federação do Brasil, passando de 21°em 2009 para 22° em 2010. Na região norte a posição de 3º manteve-se.
A renda per capita obteve crescimento de 12,2% em relação ao ano anterior e ficou em R$ 15, 098, o que manteve a posição do Estado no ranking nacional.
Em 2010, a administração Pública continuou com a maior participação, com 30,05%, alcançando crescimento real de 3,89%, em relação a 2009. Já as atividades que apresentaram as maiores taxas foram: Construção (63,53%), Saúde e Educação Mercantis (26,66%), Indústria de Transformação (26,53%), Comércio e Serviços de Manutenção e Reparação (21,86%), Indústria Extrativa Mineral (19,25%) e Intermediação Financeira, Seguros e Previdência Complementar (18,67).
Os dados também apontam que em 2010 as obras das usinas de Jirau e Santo Antônio impulsionaram o crescimento real do segmento da construção civil em Rondônia, que obteve 36,8% de crescimento real.
AGROPECUÁRIA
De acordo com as informações, a agropecuária fechou com volume de 6,74%, sendo responsável por 21,5% do valor adicionado do Estado, 26,2% na região norte e 2,6% no Brasil.
A safra de grãos 2009/2010 teve uma variação positiva em relação à safra anterior, alcançando 942 mil toneladas e ocupando o 3º lugar na região norte. O maior crescimento na produção de lavoura, por exemplo, foi a do café, com 53,40%.
Na pecuária a variação foi de 3,55% em relação ao ano de 2009. A criação de aves foi o subsetor que mais contribuiu para este resultado, com 5,65%. Já o subsetor de maior rebanho, o de criação de bovinos, obteve crescimento de 2,68%.
Nas atividades industriais a participação no PIB representa 16,0% no Estado, 5,0% na região norte, e 0,3% da indústria brasileira. Os segmentos da indústria que mais se destacaram foram: Alimentos e Bebidas; Produtos de Madeira; e Metalurgia de metais não-ferrosos.
O setor responsável por 63,0% do valor adicionado do Estado foi o de serviços, As atividades do setor com maior participação foram: Administração, saúde e educação públicas, com 44,03%.
As informações foram produzidas pela Gerência de Estudos e Pesquisas (GEP), da Seplan, sob a Coordenação do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS