CURIOSO - Doença rara deixa menino chinês com pé de 'hobbit'

CURIOSO - Doença rara deixa menino chinês com pé de 'hobbit'

CURIOSO - Doença rara deixa menino chinês com pé de 'hobbit'

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O chinês Xiao Meng sofre de uma rara condição que faz seu pé inchar, o que dificulta sua locomoção e causa dores ao jovem. O menino de 14 anos, apelidado de "hobbit" (raça que faz parte da mitologia criada pelo escritor J.R.R. Tolkien e que tem pés grandes e peludos) pelos colegas, sofre de neurofibromatose congênita. O caso comoveu a população local e a família recebeu centenas de milhares de dólares em doações após o jovem aparecer na mídia local. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
Segundo os Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, a condição é rara e afeta uma a cada 3 mil pessoas - mas existem variações ainda mais raras, sendo que algumas afetam apenas uma a cada 25 mil pessoas.
"Nós somos uma família simples e me parte o coração vê-lo sofrer, mas não temos dinheiro para remédios", diz o pai, Meng Zhaoguang. "Eu gosto de ir à escola, mas dói caminhar e eu não consigo ir rápido ou participar de muitas brincadeiras. As crianças às vezes me chamam por nomes, mas elas não querem ser cruéis", diz o adolescente.
Os professores do menino lançaram uma campanha para arrecadar fundos para seu tratamento - e tiveram o apoio da mídia chinesa. Após a comoção causada pelo caso, um hospital prometeu fazer o tratamento gratuitamente.
Xiao agora precisará passar por uma operação para retirar o excesso de crescimento. O próximo passo será aprender a usar o pé após a cirurgia. "Nós temos como tratar a condição e, quando ele estiver estável, nós planejamos reduzir o tamanho do pé e assim ele vai parecer mais normal", diz Tang Yujin, do Hospital da Criança de Xangai.
As NIH explicam que a neurofibromatose é na verdade um grupo de três diferentes desordens genéticas. Elas causam o crescimento de tumores - geralmente benignos - no sistema nervoso. A causa da doença é desconhecida, mas acredita-se que esteja ligada a mutações nos genes que trabalham na supressão do crescimento de células do sistema nervoso.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS