Simpósio Internacional discute passagens de peixe

Simpósio Internacional discute passagens de peixe

Simpósio Internacional discute passagens de peixe

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O II SYMPASS (Simpósio Internacional de Passagens de Peixes na América do Sul), que está sendo realizado entre os dias 05 a 09 de novembro, em Toledo (Paraná), promove o intercâmbio de informações e de experiências técnico-científicas sobre passagens para peixes construídas em hidrelétricas, visando à conservação das espécies de peixes neotropicais.
A experiência e o sucesso da implantação do Sistema de Transposição de Peixes (STP) que permite a passagem de peixes pela Usina Hidrelétrica Santo Antônio no rio Madeira, em Rondônia, será compartilhada pela equipe da Santo Antônio Energia, empresa responsável pela construção e operação do empreendimento, durante o II SYMPASS.
O encontro é uma oportunidade para troca de informações sobre um dos temas que que mais gera questionamentos ao longo da implantação de uma usina hidrelétrica, que é migração e a reprodução dos peixes, medidas mitigadoras que dão segurança aos órgãos ambientais para emitir ou renovar licenças ambientais para empreendimentos elétricos.
O analista socioambiental e biólogo da empresa, Alexandre Marçal, explicou os desafios para desenvolver o sistema que permite a migração dos peixes rio acima durante todo o ano, garantindo a reprodução das mais de 350 espécies que habitam a região do Madeira mesmo com a usina em operação, mantendo assim a perenidade da abundância dos peixes no rio, que tem valor cultural e econômico expressivo para toda a região.
Localizado na Ilha do Presídio, próxima à margem direita do rio, o Sistema, que tem cerca de 900 metros de extensão e dez metros de largura em seu canal principal, consiste num corredor que reproduz as características do rio Madeira, como as corredeiras, as barreiras naturais e a vazão, proporcionando a identificação do peixe com seu habitat. O sistema está funcionando desde dezembro de 2011 e atualmente passa por sua primeira piracema com a usina já em funcionamento e tem dado excelentes resultados. 
Para garantir o funcionamento ideal do STP, a Santo Antônio Energia investiu R$ 4 milhões na construção de um do canal experimental, implantado no próprio rio Madeira, para simular o comportamento dos peixes em condições semelhantes onde o sistema definitivo está instalado hoje. Inédito no mundo, o canal foi projetado em escala real e equipado com aparelhos de alta precisão para medir a vazão e velocidade d’agua, onde foram realizados estudos e testes durante dois anos.
Além disso, para avaliar a eficácia e os resultados obtidos com o STP, a equipe do Programa de Conservação da Ictiofauna da Santo Antônio Energia marcou, entre agosto e novembro de 2011, mais de 3 mil peixes que estão sendo monitorados em um estudo sobre as rotas migratórias, o que permite a medição do crescimento e avaliação do deslocamento dessas espécies. Outra parte dos peixes recebeu uma marcação chamada LEA, um tubo com um número que é fixado na nadadeira para identificá-lo quando ele for pescado.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir do fim de 2015, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A UHE Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS