MP obtém liminar que obriga Estado a comprar materiais para cirurgias no Hospital Regional de Cacoal

MP obtém liminar que obriga Estado a comprar materiais para cirurgias no Hospital Regional de Cacoal

MP obtém liminar que obriga Estado a comprar materiais para cirurgias no Hospital Regional de Cacoal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Cacoal, obteve decisão liminar junto ao Judiciário que obriga o Estado de Rondônia a adquirir, no prazo de 30 dias, materiais ortopédicos necessários para as cirurgias a serem realizadas Hospital Regional de Cacoal (HRC), sob pena de multa.
A liminar determina ao Estado o imediato atendimento das pessoas que necessitam de cirurgia ortopédica de média e alta complexidades encaminhadas ao HRC por unidades municipais de saúde e, no caso de falta de materiais, que estes pacientes sejam encaminhados para a rede privada de atendimento, por conta do Estado de Rondônia.
A liminar foi concedida em ação civil pública ajuizada pelo Promotor de Justiça Tiago Cadore, em que o Integrante do Ministério Público relata a falta de materiais para cirurgias ortopédicas na unidade desde julho de 2012, situação que tem inviabilizado a realização de procedimentos.
De acordo com o MP, nesse período, os pacientes que necessitam deste tipo de atendimento têm sido encaminhados para Porto Velho ou arcado com o pagamento dos materiais para que sejam submetidos à cirurgia. Ocorre que, passados três meses, o Ministério Público entende que tal situação figura violação às garantias constitucionais da saúde e da dignidade da pessoa humana. 
Conforme destaca o Promotor, por entender que a medida tinha caráter provisório, o MP chegou a manifestar-se favoravelmente pela alternativa de o hospital oferecer aos pacientes o pagamento dos materiais para a realização dos procedimentos, em caráter excepcional e sem que houvesse qualquer imposição. No entanto, diante da situação exposta e do descaso do Estado para com os pacientes, não encontrou alternativa senão o ajuizamento de ação civil para resolver o problema.
A decisão liminar, concedida pelo Juiz Elson Pereira de Oliveira, entre outras obrigações, determina ao Estado o imediato recebimento de pacientes que precisem de cirurgias ortopédicas, havendo direcionamento dos usuários para a rede privada com custeio do Estado, no caso de falta de materiais. A medida também define medidas de divulgação das obrigações do hospital na porta de entrada da unidade.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS