Greve dos agentes penitenciários inicia hoje em todo o Estado, mas com restrições

O Tribunal de Justiça de Rondônia decidiu em liminar na sexta-feira, 21, pela legalidade do movimento grevista dos servidores do Sistema Penitenciário e Socioeducativo de Rondônia. Contudo, o colegiado impôs restrições ao movimento grevista que começa hoj

Greve dos agentes penitenciários inicia hoje em todo o Estado, mas com restrições

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal de Justiça de Rondônia decidiu em liminar na sexta-feira, 21, pela legalidade do movimento grevista dos servidores do Sistema Penitenciário e Socioeducativo de Rondônia. Contudo, o colegiado impôs restrições ao movimento grevista que começa hoje, 22 em todo o estado.
O movimento deverá garantir, conforme foi decretado pelo desembargador Walter Waltenberg Silva Junior, 80% do efetivo e das atividades essenciais em andamento nas unidades prisionais e sócio-educativas.Em caso de descumprimento das determinações será aplicada multa de R$ 50 mil diários ao Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários de Rondônia. A entidade representativa afirma já ter providenciado o recurso judicial.
O presidente do Singeperon, Anderson Pereira, garantiu que o movimento segue firme em todo o estado e, por conta da medida judicial, a categoria vai realizar o procedimento padrão, ou seja, atuará estritamente dentro dos limites previstos em Lei. “Nossa causa é justa e queremos fazer do sistema prisional e socioeducativo ambientes dignos de trabalho e convivência, indispensáveis para a segurança pública estadual”, destacou Anderson ao falar da necessidade de valorização do servidor.
Conforme declarou o presidente do Singeperon, a ação na Justiça foi a forma encontrada pelo Gonverno para tentar enfraquecer o movimento. “A melhor saída para as autoridades estaduais é reconhecer os direitos dos servidores e cumprir com os compromissos firmados com a categoria. Não estamos negociando reajuste salarial, tão somente os nossos direitos já conquistados via judicial e acordos assinados, inclusive pelo governador Confúcio”, explicou.
Em Porto Velho, a concentração da greve será no pátio externo da Casa de Detenção Dr. José Mários Alves da Silva, o Urso Branco, a partir das 8h30.
Além do efetivo de 80%, os servidores deverão manter ainda as seguintes atividades essenciais: vigilância, custódia e guarda dos presos; segurança de todas as unidades do sistema prisional do Estado de Rondônia; manutenção da continuidade integral do Projeto Ressoar; Banho de sol; visitas; saídas de presos quando necessário para médico e/ou fóruns; Alimentação; Recebimento de presos que chegarem com mandado de prisão expedido; e entrada e saída de presos que pertencem à Colônia Penal.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS