O juiz federal titular da subseção de Guajará-Mirim, Heleno Bicalho, acompanhado de servidores da secretaria da vara, supervisionou a incineração de 77 quilos da substância entorpecente conhecida pelo nome de “basta base de cocaína”, ocorrida no último dia 17 de setembro, na empresa Toco Madeiras Ltda, localizada na BR 421, nº 7310, em Nova Mamoré.
A destruição da droga em forno de alta potência foi promovida por agentes da Polícia Federal lotados naquele município e contou com a presença de integrantes do Exército Brasileiro, da Força Nacional de Segurança e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Cada quilograma de pasta base pode vir a se transformar de 03 a 05 kg de cocaína.
A pasta de coca é um produto grosseiro, obtido nas primeiras fases de separação de cocaína das folhas da planta quando estas são tratadas com álcali, solvente orgânico, querosene ou gasolina e ácido sulfúrico. Esta pasta contém muitas impurezas tóxicas e é fumada em cigarros chamados "basukos".
O "Crack" é obtido a partir da mistura e aquecimento da pasta base de coca à da própria cocaína com bicarbonato de sódio, resultando no preparado sólido o qual é posteriormente quebrado a fim de serem fumados, causando enormes malefícios físicos e psicológicos aos usuários dessas drogas e contribuindo para a violência no meio social.