Congresso do Sintero termina com aprovação do plano de lutas

Congresso do Sintero termina com aprovação do plano de lutas

Congresso do Sintero termina com aprovação do plano de lutas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma grande plenária que apreciou e aprovou o Plano de Lutas do Sintero para os próximos dois anos marcou o encerramento do 13º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação (CONTERO), no início da tarde deste domingo (02/09) na cidade de Pimenta Bueno/RO.
O Congresso foi aberto pelo presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, em cerimônia realizada na noite de quinta-feira (30/08). O evento teve seis palestras, quatro exposições em mesas de interesses, trabalhos em grupos, apresentação do Balanço Político, defesa de teses e aproximadamente 10 debates.
A palestra tema do Congresso, “Educar para transformação”, foi ministrada pelo professor Carlos Augusto Abicalil, ex-presidente do Sintep/MT, ex-deputado federal pelo Mato Grosso e ex-presidente da CNTE.
Em outras palestras o Congresso contou com algumas das mais conceituadas autoridades em educação no Brasil, como o diretor do sindicato dos professores de São Paulo e vice-presidente da CUT/SP, Douglas Martins Izzo; a secretária de Relações Internacionais da CNTE, Fátima Aparecida da Silva; a secretária de Assuntos Educacionais do sindicato dos professores de São Paulo, Maria Sufaneide Rodrigues; e o coordenador Nacional da Rede de Jovens Vivendo com HIV/AIDS, José Rayan.
O Congresso contou, ainda, com palestras de especialistas locais, como o presidente da CUT/RO, Itamar Ferreira; a técnica da Seduc, Francilena Santos Arruda; a Doutora Lilian Moser, diretora do Departamento de História da Unir; a pós-doutora em educação Raquel Volpato; o Tenente PM, integrante do Proerd, Salvador Portela Ormonde Filho; e a professora Loiva das Graças Soares, pós-graduada em Metodologia do Ensino e Gestão Escolar.
Consultada pelo presidente do Sintero, a Plenária Final do Congresso aprovou a autorização para que o Sintero contrate escritório de advocacia para defender os trabalhadores em educação na transposição, caso o governo federal não cumpra o que dispõe a Emenda Constitucional nº 60.
O último item apreciado foi o Plano de Lutas discutido e construído pelos próprios trabalhadores em educação a partir de uma proposta inicial. O Plano, a ser cumprido pelo Sintero nos próximos dois anos contém a linha de atuação que o sindicato deve seguir em lutas gerais e lutas específicas da categoria.
Uma das principais lutas será pela definição de políticas públicas para a educação capazes de transcender aos mandatos políticos através da implantação de Planos de Educação nos Municípios, no Estado e no País.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, disse que o Congresso foi muito proveitoso tanto como fórum de debates sobre a educação, quanto para a ampliação dos conhecimentos das delegações.

Ele agradeceu aos delegados e delegadas, oriundos de todos os Municípios, à direção da Escola Raimundo Euclides, onde o evento foi realizado, às diretorias regionais do Sintero, e encerrou com um agradecimento especial aos funcionários do Sintero e aos demais trabalhadores que atuaram direta e indiretamente para que o Congresso funcionasse com sucesso. Um agradecimento a Deus e uma oração encerraram as atividades.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS