A utilização do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) por órgãos públicos em Rondônia como modelo para alcançar excelência nos serviços prestados aos cidadãos chamou atenção dos estudantes de mestrado em administração da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Atendendo convite de um dos acadêmicos e presidente do comitê gestor do programa na Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), José Ribamar, a coordenadora estadual do Gespública, Klycia Lis, aproveitou a presença em Rondônia do consultor ad hoc e voluntário do Núcleo de Excelência Pública do Maranhão (NEP-MA),Alberto James, para debater os critérios de excelência que baseiam o programa com os alunos que se aproximam da conclusão do curso.
Durante explanação, James apresentou um panorama das iniciativas de diversos países no aperfeiçoamento da gestão pública. Os resultados dessas práticas serviram como alicerce para desenvolver estudos de critérios de excelência, que anos depois se tornaram base do programa Gespública. Na oportunidade, foi apresentada aos acadêmicos a principal ferramenta do programa, a Autoavaliação, que consiste em um diagnóstico das práticas de gestão das organizações públicas objetivando a elaboração de um Plano de Melhorias.
De acordo com Ribamar a discussão promovida pelo consultor atendeu as expectativas dos acadêmicos. “Nesta fase estamos conhecendo modelos práticos voltados para qualidade da gestão”, completou.