ARTIGO - Extrativismo político – Por Uender Forratini
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Ponta do Abunã está há anos luz do seu apogeu politico e socioeconômico, talvez jamais o atinja. Embora exista um inegável e constante crescimento na economia regional e de seus eleitores, ainda há um gritante descaso por parte do poder publico com os distritos da Ponta do Abunã e, a ausência de reivindicação ou mesmo retaliação o encoraja a manter-se alheio a esta região e suas inúmeras necessidades em diversos setores.
Sobretudo cito a defasada infraestrutura, a precária saúde e por ultimo, mas não menos problemática, a educação. Faço ainda uma alusão aos subsídios fornecidos há alguns políticos de porto velho por parte da região da Ponta do Abunã (enfatizando o distrito de Extrema de Rondônia), mesmo sem deleitar-se com o toma lá da cá tão habitual neste âmbito.
E assim, há décadas o extrativismo politico vem se fortalecendo bem diante de nossos olhos e contando com nossa inabilidade em alterar esta situação. Nesse ínterim, no distrito de Extrema de Rondônia, ocorrem reuniões onde alguns demasiadamente defendem seus interesses, ostentando como bandeira maior, a necessidade de se eleger um digno representante na câmara dos vereadores de Porto velho. Suponho não ser de bom tom e menos ainda coeso com uma pré-campanha digna e de interesses voltados para a comunidade, ataques pessoais, discussões com fervor desmedido e gestos conflitantes, ainda que tais ataques pessoais sejam bem mais que meras conjecturas.
E quanto aos projetos e as propostas que de fato deveriam estar sendo colocados em pauta e apresentados aos eleitores, bom, ainda não tivemos acesso. Enquanto as chamadas lideranças da Ponta do Abunã estiverem desprovidas de uma causa coletiva, Porto Velho sorri, enquanto desfruta dos nossos produtos, entre eles o mais valioso, o voto. A areia da ampulheta esta chegando a seu fim e, logo teremos o desfecho do processo de emancipação do distrito de Extrema de Rondônia, que sem sombra de duvidas, é solução ideal para que a região da Ponta do Abunã avance rumo ao desenvolvimento. Desenvolvimento este, há muito tempo negado. Em meio a tudo isso, o povo de nossa querida Ponta do Abunã... Bem, desejo-lhe boa sorte, pois irá precisar.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!