TJRO previne violações e divulga direitos da infância e juventude a ribeirinhos

TJRO previne violações e divulga direitos da infância e juventude a ribeirinhos

TJRO previne violações e divulga direitos da infância e juventude a ribeirinhos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A ação do Poder Judiciário de Rondônia tem o objetivo de prevenir violações aos direitos das crianças e adolescentes. O trabalho foi realizado por meio do Serviço de Comissariado do Juizado da Infância e da Juventude de Porto Velho, em parceria com Ministério Público, Delegacia Especializada de Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), 1º Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria do Estado da Educação e Polícia Ambiental. Essa equipe multidisciplinar percorreu três grandes localidades da região da capital conhecida como Baixo Madeira levando informações relativas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), noções de civismo, responsabilidade social, segurança e educação. O barco do Judiciário foi aos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, entre os dias 19 e 24 de junho.
A equipe do Judiciário ministrou palestras a crianças, adolescentes, pais, professores, integrando a comunidade e fomentando a necessidade de defender e divulgar essas informações, essenciais para a proteção desses direitos. O empenho é, sobretudo, para prevenir, mas também para punir as possíveis irregularidades.
Parceiros
Essa integração é fundamental para que a sociedade também ajude o Judiciário, MP, polícias e governos a fiscalizar. O chefe do comissariado, Raiclin Lima da Silva, destacou que cada órgão executa seu trabalho, de acordo com sua competência funcional, e isso também ajuda as pessoas a entenderem como funciona essa rede de proteção. O representante do MP, promotor de justiça Marcos Valério Tessila de Melo, classificou como positivos os resultados da operação. Neste tipo de ação, quando constatadas irregularidades o MP instaura procedimentos para apurar a responsabilidade civil e criminal, de acordo com o que determina à lei.
Também presente na ação da Justiça de Rondônia, a delegada de polícia Alessandra Paraguassu defendeu que comunidade necessita de informação, pois grande parte dos crimes e atos infracionais são cometidos por falta de conhecimento, sem, contudo, descartar aqueles que são cometidos com dolo (vontade). Devido a ação em conjunto, as famílias ribeirinhas receberam da Semas colchões, cobertores, filtros e cestas básicas. O Conselho Tutelar fez inúmeras diligências, com apoio das polícias civil e militar.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS