Três técnicos da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) estão em Porto Velho desde segunda-feira (25/06/2012) para monitorar e dar suporte na área de engenharia referente às obras da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A equipe, formada por um engenheiro e duas arquitetas, se reuniu com a reitora da instituição, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, com pró-reitores e diretores setoriais. A proposta é auxiliar a UNIR na elaboração do termo de referência para contratação de empresa de consultoria e fiscalização de projetos e discutir a capacitação de novos engenheiros e arquitetos.
A primeira reunião entre a equipe da SESu/MEC e os gestores da UNIR aconteceu na segunda-feira, quando foi apresentada a situação da instituição no que concerne à transição da reitoria com a posse da professora Berenice Tourinho no dia 8 de maio de 2012. Informações como a falta de limpeza do campus e da manutenção elétrica, quadro de técnicos-administrativos insuficiente, e obras iniciadas na gestão anterior (e não finalizadas) foram repassadas à comissão.
Durante a visita técnica, a equipe da SESu/MEC tem se reunido diariamente com diretores de setores responsáveis pelas especificações técnicas das obras, projetos, processos licitatórios, orçamento e contratos; e visitado as construções em andamento, inacabadas e/ou paralisadas da instituição, como o prédio do hospital universitário, o teatro e salas de aula do campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho.
A reitora, professora Berenice Tourinho, afirmou que há a necessidade de “estabilizar o clima organizacional, pois além de problemas de ordem financeira em relação às atividades de engenharia, há cursos que precisam ser avaliados, outros reavaliados e a retomada do credenciamento da UNIR junto ao MEC”. E que o apoio recebido neste momento é de extrema importância para restaurar a ordem na instituição.
A comissão da SESu/MEC é formada pelo engenheiro Márcio Gabriel Marques Júnior e pelas arquitetas Mariele Stefani Grandi e Moema Alves do Amaral, técnicos da Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento (CGPO) da Diretoria de Desenvolvimento das Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES). Os técnicos ficam em Rondônia até sexta-feira, 29 de julho.
A visita técnica foi agendada para dar continuidade ao trabalho da Comissão de Apoio à UNIR, iniciado em 2011. Após o levantamento de informações, será elaborado um relatório de monitoramento das obras e, consequentemente, da situação técnico-administrativo da UNIR, e indicados os encaminhamentos para solucionar as dificuldades apontadas.
“Estamos otimistas. Queremos a UNIR funcionando bem e estamos enfrentando os desafios. Não é só uma questão de resolver os problemas de engenharia, mas de proporcionar uma discussão mais ampla sobre o papel da universidade no contexto social”, enfatizou a reitora.