Casa terapêutica para mulheres terá apoio do CONEN

Casa terapêutica para mulheres terá apoio do CONEN

Casa terapêutica para mulheres terá apoio do CONEN

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há menos de um ano de estabelecimento, a casa terapêutica para mulheres “Monsenhor Gabriel Mercol”, que fica a 20 quilômetros de Ji Paraná e próximo ao distrito de Bandeira Branca, em Presidente Médici, está em processo de regularização para atender dependentes químicos do sexo feminino e assim ampliar o trabalho com parcerias, trabalho voluntários e ações de interesse público que tem como objetivo principal o resgate de vidas em estado vulnerável no mundo das drogas. A casa é administrada por membros da comunidade católica Copiosa Redenção, oriundas do Paraná e sob a liderança da Irmã Bruna.
 O prédio foi estruturado com apoio da Associação Monsenhor Gabriel Mercol e da Associação de Voluntárias de Ji Paraná (AVJ). A arquitetura é moderna, com capacidade para atender 32 internas, com quartos, refeitório, cozinha, lavanderia, salas de reunião, consultório e ambulatório, pátio aberto para recreação e a área cheia de árvores e espaço para horta orgânica.
A diocese de Ji Paraná doou um carro para atender a parte administrativa da comunidade. “Devido o processo de regularização atendemos apenas três internas e os responsáveis, que assinam termo de compromisso no trabalho de recuperação das dependentes, mas logo estaremos aptos a mais convênios e ajuda formal para ampliar a prestação do serviço”, explicou a devota Ana Carolina.
Mesmo assim as religiosas fazem terapia ocupacional com os trabalhos domésticos e artesanais ministrados por elas mesmas, presta assistência psicológica através de trabalho voluntário de uma profissional e promovem encontros vocacionais. No dia 26 de agosto a comunidade faz um ano e já conseguiu o alvará de funcionamento, que as religiosas contam como uma grande vitória.
CONEN
O presidente do Conselho de Políticas Públicas sobre Drogas (Conen) Neirival Pedraça visitou as instalações da casa acompanhado dos coordenadores da pastoral da família, da paróquia São João Bosco, casal Valdecir e Marcia Moraes. As irmãs Ana Carolina falaram sobre a metodologia de trabalho da comunidade, que para atender os dependentes químicos e familiares utilizam a metodologia do professor de psiquiatria da New York University, George de Leon.
Durante a visita o presidente do conselho garantiu que o pleito por ajuda feito pela comunidade será abordado durante reunião com magistrados, onde uma das pautas é o destino da apreensão oriunda do tráfico, que após processo transitado e julgado, ao ser dado a perda, pode ser encaminhada para beneficio de entidades filantrópicas como as casas terapêuticas.
“A priori a casa Monsenhor poderá enviar os documentos da entidade para cadastro no Conselho e a nossa equipe fará uma visita para auxiliar e orientar no estabelecimento formal da entidade e assim promover intercâmbios e ações conjuntas na luta contra o mundo das drogas”, disse Pedraça.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS