Com o objetivo de fazer um planejamento estratégico para o triênio2012 a 2014, teve início na quinta-feira (7) e termina neste sábado (9) um seminário promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), reunindo coordenadores da capital e diretores dos escritórios de Gestão Ambiental dos municípios de Ariquemes, Pimenta Bueno, Alta Floresta, Vilhena e Guajará-Mirim, está sendo realizado em Porto Velho.
Conforme explicou a secretária da Sedam, Nanci Rodrigues, o seminário visa à modernização da gestão ambiental e o alcance de indicadores de resultados. “Estamos buscando a excelência e discutindo o que queremos com a gestão ambiental, articulando e integrando servidores, no sentido de ampliar e qualificar o atendimento aos usuários da Sedam, seguindo as diretrizes do governo do Estado”.
Segundo ela, foi graças ao empenho dos servidores da Sedam que existem hoje protocolados no BNDES 22 projetos que contemplam gestão de florestas públicas e áreas protegidas; controle, monitoramento e fiscalização ambiental; manejo florestal sustentável; atividades econômicas desenvolvidas a partir do uso sustentável da floresta; zoneamento ecológico e econômico, ordenamento territorial e regularização fundiária; conservação e uso sustentável da biodiversidade; e recuperação de áreas desmatadas.
“Nossa perspectiva é definir metas para trabalhar a sustentabilidade ambiental de Rondônia, com ações efetivas para o desenvolvimento com inclusão social”, reforçou Nanci Rodrigues, acrescentando que a Sedam é a única secretaria com 100% dos seus projetos sistematizados.
O planejamento estratégico da Sedam está sendo coordenado pelos consultores Edmilson Santos, Carmem Paola, José Carlos Costa, Fabio Ferreira e Washington Camelo.