Em solenidade na manhã de hoje, 31, no bairro Caladinho, em Porto Velho, a Polícia Militar implantou o Posto de Policiamento Comunitário, para atender os bairros da Zona Sul da capital. Este é um projeto do Comando da Polícia Militar a ser efetivado em todas as localidades onde atuar a Corporação. Também foram entregues Certificados a alunos dos colégios públicos e privados que participaram do 1º Concurso Polícia Comunitária de redações estudantis. A Secretaria de Segurança ainda repassou a Polícia Militar um trailer que será usado como Unidade Móvel de Polícia Comunitária.
O líder comunitário Raimundo Moraes, Raimundinho da Zona Sul, agradeceu ao governo do Estado pela implantação da Base e cobrou ações mais firmes da municipalidade com relação a melhoria das ruas dos bairros “para um atendimento mais eficaz por parte da Polícia aos chamados da população”. Ele contou exemplo de que após acionar a Polícia, a viatura não pode chegar ao local em virtude das ruas estarem intransitáveis.
Já o Comandante da PM coronel Paulo Cesar de Figueiredo, defendeu uma maior interatividade entre Polícia e Comunidade, “nosso compromisso é atender aos chamados da sociedade e, com a filosofia de Policia Comunitária, não vemos só o policiamento ostensivo, repressivo e sim as melhorias na qualidade de vida de toda comunidade na busca de soluções para outros problemas”.
Ao entregar a Base Móvel a Polícia Militar, o Secretario de Segurança Marcelo Nascimento Bessa observou que o atendimento a população é um das prioridades do governo do Estado. O governador Confúcio tem-se mostrado sensível aos nosso anseios e, com isso aplicado recursos na implantação de mecanismos que diminua o índice de criminalidade no Estado. A implantação dessas Bases são eixos de ações que busca a aproximação com a comunidade combatendo os possíveis crimes localizados.
Policiamento Comunitário
O policiamento comunitário é um tipo de policiamento voltado para a prevenção criminal, e não apenas para o atendimento de ocorrências e investigação criminal. Ele promove a integração dos esforços da polícia e da comunidade na tentativa de eliminar as causas da violência. Integra a polícia e a comunidade na definição de prioridades em relação à prevenção criminal e permite a adequação da atuação da polícia às necessidades da comunidade.
O Posto de Policiamento Comunitário do Caladinho possui um histórico de ativação e desativação na realização do policiamento ostensivo, isto ocorre pela falta de estrutura e recursos humanos. O posto pertencia ao 5º Batalhão, em 1999 torna-se do 1º BPM e hoje é inaugurado, pertencendo a 2ª Companhia do 1º Batalhão. A comandante da Companhia é a aspirante a Oficial PM Michely Mendes.
Concurso de Redação Polícia Comunitária
Os alunos que participaram e foram vencedores do 1º Concurso Polícia Comunitária de redações estudantis, uma iniciativa de caráter cultural da 2ª Companhia do 1º BPM, da Polícia Militar – RO, receberam seus Certificados, uma Medalha e livros sobre a filosófica de Polícia Comunitária.
De acordo com a aspirante Michely os objetivos deste concurso de redação estudantil, foram de estimular e promover a prática da expressão escrita; desenvolver a curiosidade sobre o tema Polícia Comunitária, disseminar a filosofia de Policia Comunitária; estimular o pensamento crítico; promover a participação na vida da comunidade da Zona Sul de Porto Velho; resgatar e valorizar os aspectos da Segurança Pública na região.
Participaram do evento lideranças dos bairros da Zona Sul, o coronel PM Santos chefe do CECOMS – Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, o tenente coronel PM Neil Gonzaga, Comandante do 1º Batalhão, Ricardo Medeiros Secretário Regional de Planejamento em Porto Velho, major PM Alcântara, chefe do Núcleo de Polícia Comunitária, demais oficiais e praças da Polícia Militar.