JI-PARANÁ - DNIT tem 60 dias para solucionar problemas com a Ponte

DNIT tem 60 dias para solucionar problemas com a Ponte

JI-PARANÁ - DNIT tem 60 dias para solucionar problemas com a Ponte

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou nesta semana Acordão quanto as rachaduras encontradas na ponte sobre o rio Machado, em Ji-Paraná e cobrou providências ao DNIT. As denúncias foram feitas no ano passado pelo Presidente da Câmara, vereador Nilton Cezar Rios (PSB) e o caso foi discutido e analisado pelos ministros da 1ª Câmara que determinaram ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transpores (DNIT) que resolva todos os problemas denunciados no prazo de 60 dias.
O vereador Nilton Cezar ao utilizar a tribuna da Câmara na manha desta terça-feira (29) ressaltou que a decisão do TCU foi motivada pela denúncia fornecida pelo Legislativo Municipal no mês de junho de 2011 e que o DNIT deve tomar providências nos próximos dias, uma que o convênio ainda encontra-se "Adimplente".
O presidente da Câmara lembrou que na época as denuncias foram acompanhadas pela imprensa, presidente do OAB de Ji-Paraná e pelos presidentes da CDL e Acijip.
O TCU ainda alertou no Acórdão 2899/2012, publicado no último (25), no Diário Oficial da União, a instauração de Tomada de Contas da União, caso seja necessário.
“Se for o caso, adote as medidas com vistas à identificação dos responsáveis, à quantificação dos eventuais danos e ao imediato ressarcimento ao erário, devendo, ainda, tomar todas as providências necessárias ao esgotamento das medidas administrativas internas cabíveis ou, caso estas não logrem êxito, à instauração, pela
autoridade administrativa competente, da respectiva tomada de contas especial, com a devida comunicação do resultado a este Tribunal”, determina o Acordão.
O convênio foi celebrado no ano de 2007 entre o município de Ji-Paraná e o DNIT para a construção de vias de acesso, reforço e alagamento da ponte, na BR-364. A responsável pela obra é a GM Engenharia (convênio 39300357200600291 (Siafi 593246). A vigência do contrato da empresa começou no dia 19 de julho de 2007 e o término dia 3 de agosto de 2012.
Segue abaixo texto do Acórdão publicado no último dia 25 de maio no Diário Oficial da União.
ACÓRDÃO Nº 2899/2012 - TCU - 1ª Câmara
1. Processo TC 028.048/2011-3.
2. Grupo I - Classe VI - Representação.
3. Interessado: Nilton Cezar Rios (CPF 564.582.742-20).
4. Unidade: Município de Ji-Paraná/RO.
5. Relatora: ministra Ana Arraes.
6. Representante do Ministério Público: não atuou.
7. Unidade Técnica: Secretaria de Controle Externo no Estado de Rondônia - Secex/RO.
8. Advogado: não há.
9. Acórdão:
VISTOS, relatados e discutidos estes autos de representação sobre defeitos verificados em obra realizada com recursos federais repassados ao município de Ji-Paraná/RO por meio de convênio firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - Dnit e o referido município.
ACORDAM os ministros do Tribunal de Contas da União, reunidos em sessão da 1ª Câmara, ante as razões expostas pela relatora, em:
9.1. conhecer da representação, uma vez constatado o preenchimento dos requisitos de admissibilidade previstos nos artigos 237, inciso III e parágrafo único, e 235, caput, do Regimento Interno do TCU;
9.2. com fundamento no art. 250, inciso II, do Regimento Interno, determinar ao Departamento Nacional de Infraestrutura de  Transportes - Dnit que, no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da ciência deste acórdão, adote providências para apuração do fato mencionado nesta representação, relativo a possível irregularidade na execução do objeto do convênio 39300357200600291 (Siafi 593246),que tem por objeto a "construção de vias de acesso, reforço e alargamento da obra de arte especial sobre o Rio Machado, na rodovia BR-364/RO, trecho Entr. B R174(A) (Div. MT/RO) - Div. RO/AC, sub-trecho Entr. RO-472 - Entr. RO-470 (Ouro Preto), segmento Km352,80 - Km 353,68", e, se for o caso, adote as medidas com vistas à identificação dos responsáveis, à quantificação dos eventuais danos e ao imediato ressarcimento ao erário, devendo, ainda, tomar todas as providências necessárias ao esgotamento das medidas administrativas internas cabíveis ou, caso estas não logrem êxito, à instauração, pela autoridade administrativa competente, da respectiva tomada de contas especial, com a devida comunicação do resultado a este Tribunal;
9.3. determinar à Secex/RO o monitoramento deste acórdão e o envio de cópia dos autos ao Dnit, para subsidiar a adoção das providências determinadas no item 9.2;
9.4. dar ciência desta deliberação ao interessado.10. Ata n° 16/2012 - 1ª Câmara.
11. Data da Sessão: 22/5/2012 - Ordinária.
12. Código eletrônico para localização na página do TCU na Internet: AC-2899-16/12-1.
13. Especificação do quorum:
13.1. Ministros presentes: Valmir Campelo (Presidente), Walton
Alencar Rodrigues, José Múcio Monteiro e Ana Arraes (Relatora).
13.2. Ministro-Substituto presente: Weder de Oliveira
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS