Novos cursos de capacitação já estão sendo desenvolvidos na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo, o Urso Panda, em Porto Velho. Desde o dia 4 deste mês, duas turmas iniciaram o curso de refrigeração na unidade, com o apoio da assessoria de Reinserção Social da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). São 18 alunos divididos em uma turma durante a manhã e outra à tarde. O curso é ministrado em 4 horas por dia, até fechar o ciclo de 300 horas/aula, com previsão de encerramento no dia 28 de julho.
A iniciativa partiu de um reeducando, Rodrigo Rodrigues Florentino, 30 anos, que por ser filho de um profissional da área e ter o conhecimento adquirido através do pai, decidiu buscar a ajuda do genitor para passar o conhecimento para os demais. “Ele trouxe uma apostila para que eu pudesse fazer cópias e ensinar os outros apenados o ofício que ele mesmo me ensinou. Também está dando o suporte com peças para as aulas práticas”, disse.
No material teórico eles encontram as instruções sobre conhecimento ferramental e de aparelhos, desmontagem das máquinas e identificação, limpeza preventiva e lubrificação, manutenção elétrica e corretiva, troca de gás, entre outros.
O curso de informática também tem duas turmas que começaram no dia 2 de abril e devem concluir na primeira quinzena de agosto, com carga horária de 208 horas/aulas. São 20 alunos em sala de aula, 10 para cada turma.
Outro curso, que recebe a parceria do grupo Dismonza para a doação de tintas, é o de pintura automotiva avançada. Iniciado no último dia 15, o curso tem previsão de conclusão do dia 30 de julho, com carga horária de 528 horas/aulas. O trabalho de inserção de cursos de capacitação é uma constante dentro da unidade prisional, apoiado pelo governo do Estado através da Sejus, com o objetivo de ressocializar e dar condições de uma nova alternativa de vida aos apenados quando alcançarem a liberdade de volta à sociedade.