A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia (ADUNIR) informa à comunidade acadêmica e à sociedade em geral que, em assembléia geral realizada no dia 17 de maio de 2012, a categoria deliberou pela adesão ao movimento de greve nacional na universidades federais. O fundamento principal das reivindicações é o conjunto de insatisfações causadas pelo Governo Federal ao direito a uma educação superior pública, gratuita e de qualidade.
A postura do Governo Federal vem promovendo o sucateamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em todo o país. O resultado dessa política é uma educação fragmentada, de baixa qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão, que são os norteadores prioritários no ensino público brasileiro.
Como se não bastasse, o Governo Federal congelou os salários daqueles que fazem a universidade acontecer, prejudicando ainda os planos de carreira docente e a aposentadoria desses servidores. Todos os profissionais que atuam na construção de um pais justo passaram, passam ou passarão pelos bancos de uma universidade.
O conhecimento produzido nesse país passa pelos laboratórios das universidades publicas. A industria, o comercio, a saúde, os transportes etc., passam por uma formação superior. Os profissionais responsáveis pela formação de médicos, engenheiros, sociólogos etc., são os docentes que nesse momento reivindicam respeito pela formação que possuem e pela função social que desempenham em toda a sociedade. Enquanto nossas propostas não forem negociadas com a Presidência da Republica estaremos em greve por tempo indeterminado.