Enquanto estava dentro de um alojamento na Unidade Prisional de Regime semi-aberto, o apenado Tibério Taumaturgo Ribeiro Pereira, de 43 anos, foi assassinado com uma facada no peito na noite do dia 16, quarta-feira.
Segundo informações, por volta das 20h Tibério encontrava-se no interior de um alojamento, da unidade situada a Avenida Duque de Caxias, bairro Santa Luzia, momento em que um agente penitenciário ouviu vários gritos, ao verificar encontrou a vítima ensangüentada, acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, mas devido ao grave estado da vítima, esta foi conduzida em um veículo próprio até o Hospital Regional. Não resistindo ao ferimento, Tibério veio a óbito, seu corpo passou pela necropsia e posteriormente liberado aos familiares.
A guarnição comandada pelo Cabo PM Calmont, PM Adrison e Nascimento não conseguiram obter informações com os apenados do alojamento, os mesmos também estavam terminando de lavar o local do crime. Os PM’s encontraram do lado de fora do alojamento três facas de mesa, sendo duas de cabo de plástico de cor branca e uma de cor prata sem ponta, a perícia após realizar os trabalhos no local do crime apreendeu os objetos cortantes.
Acusado do crime
Uma hora antes ao homicídio, os agentes penitenciários da unidade contabilizaram 72 apenados, após o crime notaram que faltava o apenado Ary Marcelo Ardaia Cavalcante, de 38 anos. As guarnições de serviço da Polícia Militar e equipe de policiais do Sevic passaram a realizar buscas na tentativa de localizar o acusado de ter cometido o crime.
Por volta das 02h de quinta-feira (17) a guarnição da PM composta pelo cabo PM Limbert, PM Amaral e PM Lunas em patrulhamento pela Avenida Cândido Rondon, em frente a construção do prédio do Cartório Eleitoral, no bairro Tamandaré, depararam com um homem que apresentava as mesmas características de Ary Marcelo. A guarnição do Cabo PM Calmont reconheceu o homem como sendo o suspeito de esfaquear Tibério.
De acordo com Ary, a vítima constantemente lhe humilhava e o ameaçava de morte. No dia do fato disse que apanhou de um cabo de vassoura, como se não bastasse ele afirmou que Tibério pegou de sua cintura uma faca de mesa e partiu contra o mesmo na tentativa de matá-lo, mas para se defender pegou uma outra faca que estava debaixo do colchão de um apenado e desferiu um golpe contra a vítima.
Ary afirmou que fugiu da unidade dentro do veículo que conduzia Tibério ao Hospital Regional, mas nas proximidades das Avenidas Duque de Caxias com Princesa Isabel ele pulou do carro.
O acusado de cometer o crime foi autuado em flagrante delito pela delegada plantonista Adriana Parente e posteriormente conduzido ao presídio masculino.