Audiência realizada em abrigo promove acordo em favor de crianças e adolescentes

Audiência realizada em abrigo promove acordo em favor de crianças e adolescentes

Audiência realizada em abrigo promove acordo em favor de crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As audiências concentradas realizadas na semana passada pelo 2º Juizado da Infância e Juventude de Porto Velho nas diversas unidades de acolhimento da capital trouxeram vários benefícios às crianças e adolescentes abrigadas, entre eles um acordo homologado com a prefeitura de Candeias do Jamari, durante os trabalhos na Casa Lar Suelen Felix. No acordo, motivado pela ação proposta pelo Ministério Público, a administração assumiu a obrigação de uma série de medidas em benefício das crianças e adolescentes do município.
Entre os principais pontos do acordo está a obrigação do Município de que haja a criação de programa de enfrentamento a violência no ambiente escolar da rede municipal, a ser estabelecido em sessenta dias. Segundo o Juiz da Infância e Juventude, Dalmo Bezerra, também foi acordada a ampliação do acesso de crianças do Município no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET), a ser feito em 45 dias e numa segunda etapa em 90 dias. Ficou ainda estabelecida uma série de obrigações para estruturação e fortalecimento do trabalho do conselho tutelar local, tanto no aspecto físico quanto logístico.
Em relação ao CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social foi determinado a melhoria do espaço, equipamentos e veículo que está disponibilizado, diante da falta de condições encontradas durante inspeção feita pelo Ministério Público. A comprovação do cumprimento de todas as obrigações deverá ser feito pelo Município em 120 dias.
O acordo foi realizado nos autos de execução n. 0002681-05.2011.8.22.0701, contou com a presença do Juiz de Direito Dalmo Antônio de Castro Bezerra, do Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, do sub-procurador geral do município de Candeias do Jamari José Girão M. Neto, do Prefeito Municipal de Candeias Osvaldo Sousa , além de representantes das secretarias municipais de Assistência Social, educação, Saúde, Administração, além de representantes do Conselho Tutelar e CREAS.
Objetivos atingidos
As audiências concentradas, realizadas a cada seis meses nas unidades da capital, requerem uma preparação que leva entre dois a três meses e inclui um diagnóstico completo de cada caso, e a discussão prévia com o Ministério Público e a Defensoria Pública. As decisões nessas audiências são tomadas em consenso, o que tem provocado uma mudança de postura de todos os envolvidos: magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, equipes técnicas das Varas da Infância e Juventude e dos abrigos, além dos responsáveis pelo gerenciamento, nos órgãos públicos, pelos setores de educação, saúde, habitação, cultura, esporte e assistência social.
A ação, recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça, visa garantir a convivência familiar e comunitária de crianças que se encontram em programa de acolhimento institucional, a maioria por abandono pelos pais ou por sofrer violência sexual ou maus tratos por parte destes, em tal grau que a Justiça determinou a retirada dos menores do lar natural.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS