Parceria irá conscientizar sobre abuso contra criança e adolescente

Parceria irá conscientizar sobre abuso contra criança e adolescente

Parceria irá conscientizar sobre abuso contra criança e adolescente

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por intermédio da Procuradoria Geral de Justiça, quer o comprometimento do poder executivo estadual e da imprensa rondoniense para mobilizar a sociedade para proteção integral de crianças e adolescentes, através campanhas educativas nos veículos de comunicação e também da promoção de políticas públicas para garantir o direito desse público.

 

A reunião foi realizada na tarde desta sexta-feira (11), no gabinete da Procuradoria Geral de Justiça e contou com a presença do Procurador Geral, Héverton Alves de Aguiar; da promotora de Justiça da Infância, Tânia Garcia Santiago; do secretário chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral; o secretário adjunto da secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) Marcio Antônio Félix; a delegada de polícia civil, Alessandra Paraguaçu; o presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Comedca), Claudio Ferreira; o presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de Rondônia (Sertero), Luiz Antônio Campanari e o diretor do Sistema Gurgacz de Comunicação, Sérgio Demomi.

 

O Procurador Geral, Héverton Alves de Aguiar e a promotora de justiça da Infância, Tânia Garcia Santiago, explicaram que a intenção é formar uma parceria que tem por objetivo o fortalecimento da Rede de Combate a Exploração Sexual contra Criança e Adolescente em Rondônia, fazendo com que a sociedade civil organizada se envolva nesta tarefa que é de responsabilidade de todos. “Existe um ciclo onde o abusado de hoje é o abusador de amanhã, precisamos quebrá-lo”, afirmou o procurador.

 

Esse ciclo, segundo o procurador, abrange também outros fatores que comprometem os direitos da criança e do adolescente, como a corrupção, o fato de não garantir saúde, educação, enfim uma vida digna para que essa criança venha a ser no futuro um cidadão de bem e com oportunidades. Durante a reunião foram exibidos vários vídeos com campanhas de outros Estados, a intenção era mostrar que tipo de mensagem a campanha deve levar até a população através dos veículos de comunicação.

 

O secretário chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral, disse que o Estado é um parceiro neste trabalho e que é fundamental o envolvimento dos professores e da sociedade de forma geral. “Rondônia tem apenas 30 anos, 1,5 milhão de habitantes e oito mil presos a maioria pessoas com idade entre 18 e 25 amos, precisamos mudar essa realidade”, afirmou.

 

A Procuradoria Geral do Estado propõe que os veículos de comunicação divulguem as campanhas gratuitamente em suas programações e o poder executivo fica responsável por adotar providências orçamentárias administrativas e legislativas para criar e manter políticas públicas que garantam o direito da criança e do adolescente. Em breve será realizada outra reunião para assinatura do termo de compromisso entre as instituições envolvidas na campanha.

 

Juscelino prestigia posse do novo procurador de justiça do MP de Rondônia

 

Em seguida, o secretário chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral, representou o governador Confúcio Moura durante solenidade de posse do novo Procurador de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Ladner Martins Lopes, que foi realizada na tarde desta sexta-feira (11), no auditório do órgão.

 

Ladner Martins Lopes ocupa a vaga deixada pelo procurador José Osmar de Araújo que se aposentou. Durante a cerimônia o novo procurador de justiça recebeu a medalha “Grau Prata” pelos 20 anos de serviços prestados ao MP de Rondônia.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS