Governo discute novo modelo de sócio-educação

Governo discute novo modelo de sócio-educação

Governo discute novo modelo de sócio-educação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para traçar estratégias que tragam melhorias para o sistema socioeducativo, o Governador Confúcio Moura esteve reunido na manhã desta quinta-feira (10) com o secretário de Estado da Justiça (Sejus), Fernando Oliveira, e com a assistente social do Juizado da Infância e Juventude, Fátima Aparecida Silva. A reunião aconteceu no gabinete da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
 Atualmente existem 16 unidades socioeducativas que atendem mais de 160 adolescentes em conflito com a lei. Segundo o secretário Fernando Oliveira, a Sejus está trabalhando para cumprir a missão do governo. “O nosso papel é fazer com que esse menor se reintegre à sociedade. Estamos elaborando novos projetos e vamos trabalhar para construir um espaço mais humano. Para fazer essa ressocialização o adolescente precisa estar na sala de aula e não atrás das grades”, disse o secretário.
Ano passado, quando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) atingiu a maioridade e completou 21 anos, foram divulgados dados que apontam que as crianças entram cada vez mais cedo no mundo do crime, a maioria por envolvimento com drogas.
Só nos últimos dez anos aumentou de forma significativa o número de crimes cometidos por adolescentes em todo o país, em Rondônia, não foi diferente. Diante dessa triste realidade, o Governo do Estado tem o propósito de dar uma nova oportunidade de vida, através da educação e resgate de valores. “A partir dessa medida vamos evitar que esses jovens ocupem as vagas dos presídios futuramente. Combatendo a base da criminalidade com educação”, afirmou o secretário Oliveira.
Um novo modelo de ressocialização, uma nova vida
Durante a reunião foi apresentado ao governador Confúcio Moura o projeto do Centro de Ressocialização. O projeto consiste em um centro de educação e recreamento, onde prevê a recuperação dos jovens a partir da educação, cultura, esporte e lazer.
O projeto está estimado em R$ 13 milhões e a unidade prevista para ser construída em Porto Velho. Atualmente, só a Capital tem entre 80 e 100 adolescentes em conflito com a lei nas unidades socioeducativas, o que corresponde a mais de 50% dos internos de todo o Estado.
“Vamos incluir esse orçamento no PPA, verificar o terreno para a construção dessa unidade que deve trazer inúmeros benefícios, não apenas para os nossos jovens, mas para a família e toda sociedade, tendo em vista que vamos dar um novo caminho a essas crianças”, disse Confúcio.
Iniciativas que deram certo
De acordo com a assistente social Fátima Silva, Roraima criou um modelo que deu certo, onde não há grades e sim alojamentos abertos, com sala de aula e oficinas de capacitação.
Com o objetivo de promover um intercâmbio para trocar informações sobre o sistema ainda este mês uma equipe da Sejus deve visitar o estado, que tem o sistema socioeducativo considerado modelo. “Vamos viabilizar essa troca de informações. É importante que eles vejam os exemplos que dão certo, para copiarmos e corrigir aquilo que está dando errado. Precisamos devolver nossos jovens ressocializados para a sociedade”, finalizou Confúcio.
Participaram da reunião o gerente socioeducativo, Adeilso Silva; o coordenador geral, Antônio Silva e a gerente de infraestrutura, Márcia Vasconcelos, todos da Sejus.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS