Planalto fará reunião com governador de Rondônia para 'entender' Jirau
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
BRASÍLIA - O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse nesta terça-feira que o governo federal "vai fundo nas investigações" para entender o que motivou os incêndios ocorridos em alojamentos do canteiro de obras da hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, na semana passada.
Na quinta-feira, o ministro se reunirá, no Palácio do Planalto, com o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), e o secretário estadual de Segurança, Marcelo Bessa. De acordo com Carvalho, os governos federal e estadual vão "se aproximar mais de Jirau" para "entender melhor" os atos de vandalismos.
"Tem a questão da vida das pessoas. O prejuízo para o país é imenso, porque atrasa a entrega daquela energia, da qual precisamos. Então não vamos brincar, não", disse o ministro, antes de participar de um seminário, no Planalto.
Em março, uma greve paralisou o canteiro de obras por quase 25 dias. No dia 2 de abril, uma assembleia dos trabalhadores decidiu pelo retorno ao trabalho. Na madrugada seguinte, ocorreu uma série de incêndios nos alojamentos dos operários. Um trabalhador foi encontrado morto, vítima de infarto, mas não se sabe se sua morte está relacionada aos atos de violência.
Na ocasião, o ministro classificou as ações como "banditismo" e negou que elas pudessem ser resultado de disputa entre a Força Sindical e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) pela representação sindical dos trabalhadores de Jirau, como alegam alguns dirigentes sindicais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!