COLUNA DO SERVIDOR – Por Carlos Terceiro

Coluna do Servidor – Por Carlos Terceiro

COLUNA DO SERVIDOR – Por Carlos Terceiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Protesto nas fronteiras

Policiais federais e rodoviários federais, além de servidores da Receita Federal realizam, hoje, o Dia Nacional de Mobilização em Defesa das Fronteiras do Brasil.

O protesto visa denunciar as precárias condições de trabalho nas fronteiras e reivindicar a imediata adoção do adicional para os servidores que atuam nessas regiões. Serão realizadas manifestações e operações padrão em 11 estados do País. Em Cascavel (PR), por exemplo, os servidores vão fazer abordagens minuciosas dos veículos nas rodovias.

Paralisação no Incra

Engenheiros agrônomos e peritos agrários do Incra paralisaram suas atividades, ontem, em boa parte do País. Eles reivindicam a reestruturação das carreiras técnicas e administrativas do instituto e equiparação salarial dos cargos de fiscais, engenheiros e peritos aos dos funcionários do Ministério da Agricultura.

Esses servidores do Incra têm atribuições semelhantes aos do Mapa, mas recebem 40% do que um do mesmo nível do ministério.

Negociação infrutífera I


Mesmo com a torcida de cerca de seis mil servidores públicos de todo o País, os dirigentes de 31 entidades representativas do funcionalismo deixaram a reunião de ontem com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, apenas com a certeza de um novo encontro no próximo dia 24. Um dia depois, os servidores realizam o Dia Nacional de Lutas, que prevê a paralisação de atividades em todo o País.

Negociação infrutífera II

A campanha salarial dos servidores reivindica reajuste salarial de emergência de 22,8%, data-base em 1º de maio, política salarial permanente com reposição inflacionária, e aumento no valor de benefícios, como o auxílio-alimentação. Esse, aliás, é o único item em que, segundo Mendonça, existe possibilidade de avanço. Reajuste de salários em 2012 está fora de cogitação. Para o diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo, Adilson Rodrigues, o governo está “empurrando” os servidores para uma paralisação geral. “Não avançamos um milímetro. O governo continua com respostas evasivas e nos forçando à greve”, reclamou. Ele ressalta que, caso não haja entendimento entre as partes, servidores federais dos três poderes podem decretar greve geral a partir de 8 de maio, co m adesão de 2 milhões de trabalhadores. “O governo não quer greve. Essa decisão sobre agregar despesa de pessoal afeta toda a macroeconomia do País”, rebateu Mendonça.

A próxima atividade da categoria será em 25 de abril. O Dia Nacional de Luta prevê a paralisações o serviço público federal. A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal também discute uma greve por tempo indeterminado, tema central do congresso que a entidade fará em Caldas Novas (GO).

Senado aprova novo regime previdenciário dos servidores

Senadores aprovaram nesta quarta-feira em Plenário o novo modelo de previdência do servidor público federal. O Projeto de Lei da Câmara 02/2012 regulamenta a previdência complementar dos servidores públicos civis federais e limita suas aposentadorias ao teto do Regime Geral da Previdência Social, que é de R$ 3.916,20.

A proposta havia sido aprovada ainda na manhã desta quarta-feira (28) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Agora segue para sanção presidencial.

O novo regime previdenciário será optativo para os atuais servidores públicos e obrigatório para os que ingressarem no serviço público após o novo regime entrar em vigor. A adesão às três novas entidades fechadas de previdência privada a serem criadas, uma para cada Poder d a República – Executivo, Legislativo e Judiciário – entretanto, será optativa.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS