DEBATE - Esquenta eleição para reitor na UNIR

Esquenta eleição para reitor na UNIR

DEBATE - Esquenta eleição para reitor na UNIR

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quem participou do debate da sexta feira passada no campus da Universidade Federal de Rondônia em Ariquemes com os candidatos a reitor da Unir presenciou um clima tenso e uma disputa acirrada entre os professores Ene Glória, Berenice Tourinho, Júlio Militão e Júlio Rocha. A professoraMaria Cristina Victorino, vice-reitora no exercício da reitoria não compareceu.
O debate foi marcado por ataques de Júlio Rocha ao professor Ene Glória,a quem acusou de não ter ficha limpa e ser o candidato apoiado pelo ex-reitor José Januário. Júlio referia-se a processos de Ene Gloria responde por prática de improbidade administrativa no Tribunal de Contas da União e sugeriu que se Ene fosse eleito, a presidente Dilma teria motivos para não nomeá-lo, considerando que sete ministros foram afastados por suspeitas de irregularidades. Júlio sugeriu ainda que Ene renunciasse a sua candidatura.
O professor Ene Glória preferiu apresentar suas propostas, mas foi questionado pelos demais candidatos porque não as concretizou quando foi reitor. Os dois outros candidatos, Júlio Militão e Berenice Tourinho responderam a todas as perguntas e apresentaram suas propostas para a administração da Unir.
A disputa pela reitoria acontece em período de férias e de carnaval, com pouco tempo para a campanha e tem o objetivo de eleger um substituto para o ex-reitor José Januário, que renunciou diante de um movimento grevista que cobrava solução de problemas estruturais e denunciava possíveis irregularidades. A vice-reitoraMaria Cristina ocupa a reitoria enquanto realiza as eleições. Dos cinco candidatos, três participaram do movimento grevista – A própria Maria Cristina, Júlio Militao e Berenice Tourinho – disputam e dividem votos na comunidade acadêmica que fazia oposição a José Januário. Esta divisão favorece a Ene Glória para onde tende a migrar os votos dos que apoiavam o ex-reitor Januário. Júlio Militão corre por fora e transita bem nos dois grupos, pois sempre esteve focado mais nas questões acadêmicas do que políticas.

A eleição na Universidade acontece no dia primeiro de março e serão usadas urnas eletrônicas do TRE. Mas na verdade trata-se de uma consulta à comunidade acadêmica e os resultados serão entregues a um colégio eleitoral, a quem cabe elaborar uma lista tríplice para ser encaminhada a Presidência da República, que escolhe um dos nomes, independente da votação obtida. Historicamente o colégio eleitoral encaminha os três nomes mais votados e o eleito é o que teve maior votação.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS