A Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd) tem trabalhado no sentido de implantar um plano de qualidade de gestão no sentido de universalizar o fornecimento de água tratada e rede de esgoto. Na tarde desta terça-feira (14), o governador Confúcio Moura recebeu em seu gabinete a presidente da Companhia, Márcia Luna, a procuradora Geral do Estado, Maria Rejane Sampaio dos Santos e o diretor da Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD), Eduardo Castagnari que se dispôs a auxiliar Rondônia a desenvolver um plano de qualidade de gestão para a Caerd.
O plano não terá nenhum custo para o estado. A CPD foi criada em 1962 e trabalha com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Segundo a presidente da Caerd, Márcia Luna a meta é buscar uma proposta de mercado na iniciativa público privado no sentido de universalizar o atendimento com água tratada e rede de esgoto em todo o estado.
O governador Confúcio Moura, achou interessante a forma de trabalho da Companhia Paulista de Desenvolvimento e autorizou a Caerd assinar um protocolo de intenções para que os estudos tenham início. Esse trabalho deve levar cerca de 18 meses para ser concluído. Moura disse que oferecer água tratada e saneamento básico para a população é oferecer qualidade de vida, é investir em saúde preventiva.