Acordo entre Judiciário e Executivo facilita regularização fundiária

Acordo entre Judiciário e Executivo facilita regularização fundiária

Acordo entre Judiciário e Executivo facilita regularização fundiária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acordo de Cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça de Rondônia e o Governo do Estado para implantação de um programa de regularização fundiária foi firmado nesta terça-feira, dia 14, em reunião ocorrida no gabinete do presidente do TJRO, desembargador Roosevelt Queiroz Costa. O documento é o resultado de uma negociação entre os dois poderes para incentivar, inicialmente, a regularização de imóveis urbanos em todo o estado mediante convênios com os municípios. Posteriormente, um segundo programa tratará da regularização dos imóveis rurais, o que no entendimento de representantes dos órgãos envolvidos, deve promover a circulação de riquezas e o desenvolvimento do Estado, com significativa melhora na qualidade de vida da população rondoniense.

"Estudos feitos por consultores do projeto estimam que a regularização fundiária, com escrituração e registro dos imóveis, por si só, teria o potencial de dobrar o PIB (Produto Interno Bruto) - que corresponde a soma de toda a riqueza produzida com bens e serviços do Estado", explicou o secretário da Sedes (Secretaria de Estado do Desenvolvimento), Edson Luiz Vicente, responsável pela execução do programa. Outra vantagem do "Terra Legal", apontada pelo adjunto da Sedes, Allan França, é a possibilidade de oferecer as propriedades como garantias em financiamentos, alavancando recursos que hoje o cidadão não tem acesso.

No acordo, cabe ao TJRO, fiscalizador das atividades dos cartórios extrajudiciais, a isenção da cobrança do FUJU (Fundo de informatização, edificação e aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários), conforme expressamente prevê a Lei de Registros Públicos, tendo em vista que se trata de regularização fundiária de interesse social. "O Poder Judiciário tem de estar sensível às questões que atingem a sociedade e também contribuir por soluções coletivas", comentou o presidente do Tribunal de Justiça, ao confirmar que com a isenção das custas o Tribunal de Justiça abre mão de quase 2 milhões de reais.

Também parceiro no projeto figura a Anoreg (Associação de Notários e Registradores de Rondônia), que, por sua presidente, presente ao ato, sustentou que a iniciativa se encaixa dentro da perspectiva de responsabilidade social da instituição. Os cartórios se comprometeram em oferecer o serviço de registro gratuitamente, porém o programa prevê um repasse do Governo do Estado às serventias, no valor de 50 reais por cada escritura lavrada e igual valor para cada escritura registrada, como forma de cobrir os custos mais básicos pelo serviço, como papel e energia utilizada na impressão de documentos.

O programa será executado pelos municípios mediante convênio com o governo do Estado que garantirá o repasse de 90% de recursos. As prefeituras terão de bancar os 10% restantes. Além do presidente do Tribunal e secretários da Sedes, assinaram também o documento o corregedor-geral de justiça, desembargador Miguel Monico, responsável pela fiscalização das serventias extrajudiciais, Quílvia Carvalho de Araújo, coordenadora de regularização fundiária Urbana da Sedes e Patrícia Barros, presidente da Anoreg.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS