PLANO FUTURO: Seas inicia a primeira etapa do projeto “Qualifica Cidadão”
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) iniciou na manhã desta quinta-feira (26) a primeira etapa do projeto “Qualifica Cidadão”, uma ação do Plano FutuRO que visa promover cursos de qualificação para capacitar pessoas nas áreas rural e urbana.
Nesta primeira etapa serão realizadas nas dez regionais do estado as Oficinas de Mapeamento de Oportunidades Econômicas, começando na regional de Porto Velho, que abrange os municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e os distritos.
“O objetivo das oficinas é discutir as potencialidades e oportunidades de emprego e renda de cada região para execução do projeto que é voltado para pessoas em situação prioritária de extrema pobreza, para geração de renda, seja no sentido da ampliação de sua capacitação para o trabalho e emprego, bem como para inserção no setor produtivo, seja o empreendedorismo individual como o solidário”, explica a secretária de Assistência Social, Cláudia Moura.
Realizado o mapeamento das condições de empregabilidade de cada região o Estado irá atuar no sentido de proporcionar estrutura e ministrar os cursos de qualificação e profissionalizantes nos municípios. “Através das Oficinas de Mapeamento de Oportunidades Econômicas será possível levantar as principais demandas no setor produtivo de cada município para ofertar cursos técnicos e de qualificação que vão ao encontro das expectativas do mercado de trabalho local”, destaca Cláudia.
Foram convidados a participar desta primeira etapa de discussão os prefeitos, administradores distritais, secretários municipais de Assistência Social, técnicos da Assistência Social e representantes de entidades e associações. Até o dia 3 de fevereiro o governo já terá o mapeamento das dez regionais do Estado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!