Vindo da Gerência de Inteligência da Sesdec, Leonardo Matos, foi recentemente empossado como Ouvidor da Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia SESAU/SUS/OUVIDORIA. O departamento é estratégico para a contínua melhoria da Saúde no Estado, afirma o Diretor.
A Ouvidoria é um canal de comunicação direta dos usuários com os gestores da saúde, não apenas para denúncias, mas também para reclamações, orientações, sugestões, solicitações e elogios, que serão encaminhados diretamente aos gestores das unidades de saúde.
Através do telefone 0800 647 7071 ou pelo e-mail ouvidoria@sesau.ro.gov.br, o usuário do sistema pode apresentar sua necessidade, que será prontamente encaminhada às respectivas gerências buscando a solução das necessidades apresentadas. “O nosso papel é fazer o elo entre o usuário do serviço público de saúde e os respectivos responsáveis, buscando melhoria na qualidade do atendimento e prezando pela otimização dos serviços prestados no âmbito da saúde pública”, afirma o recém empossado ouvidor da SESAU/SUS, Leonardo Augusto Simões Matos.
Oriundo da Gerência de Inteligência da Sesdec, o também delegado de policia recebeu a missão de trazer a moralidade e eficiência ao sistema da Ouvidoria, auxiliando os gestores e usuários. São 11 sub-unidades distribuídas pelas cinco regionais. “O sistema está parcialmente implantado, o que buscamos é concluí-lo e dar mais eficiência, tornando a ouvidoria um canal mais efetivo para que o usuário possa ter uma comunicação direta com os gestores e Secretaria de Saúde, e assim ter sua demanda atendida”, ressalta Leonardo Simôes.
De acordo com o delegado, “existem alguns processos em andamento e pretendemos neste início de ano divulgar as nossas ações reforçando a presença do trabalho da Ouvidoria para a população, através de campanhas, banners, camisetas, folders e cartazes para dar publicidade e visibilidade ao departamento”, afirma.
Para ele é importante a participação da população que utiliza a rede de saúde tanto do estado quanto do SUS, pois só através destes dados obtidos junto à ouvidoria é que se torna possível reforçar os aspectos positivos e melhorar aquilo que não está satisfatório, lembra o Ouvidor.