Magda Oliveira AIPMC – O prefeito de Cacoal Pe. Franco Vialetto que está em Porto Velho, assinou na última terça-feira (10) com a Caixa Econômica Federal o convênio de liberação de recursos para a primeira etapa de construção da Vila Olímpica e Praça da Cidadania. Importantes obras que a população estará ganhando, para fortalecer o desenvolvimento do município. As obras serão iniciadas ainda esse ano.
A Vila Olímpica será a primeira do Estado de Rondônia e será construída com recursos obtidos no Ministério do Esporte, através de emenda parlamentar do Senador Valdir Raupp (PMDB) e contrapartida do município. A obra concluída terá estádio com arquibancadas, vestiários, restaurante, lanchonetes, pista de atletismo, estacionamento, portarias, quadra de tênis, ginásio de esporte, conjunto aquático, enfim. Para a construção dessa primeira fase será investido o valor de R$1.950,000, 00. A Vila ficará localizada próxima a torre da Embratel.
Já a Praça da Cidadania terá recurso investido de mais de 2 milhões de reais e será construída no Loteamento Fortaleza. A obra terá 3.000 m² com dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer, onde funcionará o CRAS; salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.
O objetivo da Praça é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção a violência e inclusão digital.
De acordo com a secretária de planejamento Denyse Azevedo, a manutenção tanto da Vila, quanto da Praça, será dividida com a comunidade em geral, já que se trata de uma obra de grandes proporções, “graças ao empenho e persistência do prefeito, Cacoal está ganhando duas obras grandiosas, e eu quero muito que a comunidade se envolva, pois foram poucos municípios contemplados, e em relação à manutenção gostaria que cuidassem como se fosse a casa de vocês, pois se trata do desenvolvimento do município” pediu Denyse.