Mais de 3 mil municípios são beneficiados com o PAC 2/Funasa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Onze municípios de Rondônia foram selecionados
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, divulgou o resultado da segunda fase do processo seletivo do Programa de Aceleração o Crescimento (PAC 2).
Foram relacionados os 1.013 municípios que serão atendidos com recursos da instituição para a realização de obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário e esgotamento sanitário/solução estática.
Com esse novo número, chega a 3.113 o total de cidades brasileiras com menos de 50 mil habitantes beneficiadas com algum tipo de ação (sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, sistema de esgotamento sanitário/solução estática e projetos) da Funasa no PAC 2.
A seleção dos projetos apresentados foi realizada a partir da deliberação do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), instituído pelo Decreto n° 6.025, de 22 de janeiro de 2007.
O prazo para contratação dos projetos de engenharia selecionados, com vistas à celebração do termo de compromisso, de acordo com o objeto que consta no plano de trabalho, aprovado por área técnica competente de cada Superintendência Estadual, será 29 de fevereiro de 2012.
Em agosto deste ano, a Fundação já havia divulgado, a relação dos 2.701 municípios selecionados nas modalidades Elaboração de Projeto para Abastecimento de Água ou Esgotamento Sanitário.
Rondônia
Os municípios de Rondônia selecionados pela Funasa, nesta etapa foram: Campo Novo de Rondônia, Castanheiras, Costa Marques, Espigão D’oeste, São Francisco do Guaporé, Cacaulândia, Cerejeiras, Guajara-Mirim, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia D’oeste e Presidente Médici. No total, poderão ser investidos no estado mais 85 milhões de reais. A maior parte deste recurso será aplicada em obras de esgoto.
PAC segunda fase
A segunda fase do PAC 2, estabelecida pelo Governo Federal, abrange o período de 2011 a 2014. A Funasa participa do PAC por meio de ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário (soluções coletivas e estáticas) e elaboração de projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Além dos municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes, a Funasa também beneficia — com ações de saneamento básico e melhorias sanitárias — comunidades rurais, quilombolas e aldeias indígenas, com destaque para o abastecimento de água.
Os recursos previstos para estes investimentos (PAC 2/Funasa) são da ordem de R$ 4 bilhões. Nesta primeira etapa de seleção do PAC 2 serão disponibilizados R$ 2,2 bilhões para o período 2011 e 2012.
Com o objetivo de aumentar a execução do PAC 2, a Funasa adotou mudanças estruturais nos critérios para aprovação dos projetos e das obras, proporcionando uma maior qualificação de todo o processo. Essas mudanças abrangeram a capacitação específica de seu corpo técnico em Brasília e nas Superintendências Estaduais (Suest’s).
A seleção dos empreendimentos de obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário também foi condicionada à existência de projetos por parte dos municípios. Outra etapa dos trabalhos, já concluída, abrangeu a realização de entrevistas técnicas nas quais foram apresentados os projetos pré-selecionados.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!