PRIMEIRA MÃO - Metade da força policial da operação termópilas ainda está em Porto Velho – Por Sérgio Pires

PRIMEIRA MÃO - Metade da força policial da operação termópilas ainda está em Porto Velho – Por Sérgio Pires

PRIMEIRA MÃO - Metade da força policial da operação termópilas ainda está em Porto Velho – Por Sérgio Pires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Que ninguém se engane: a Operação Termópilas, sob a liderança da Polícia Federal, mas ainda com a participação vários organismos, como o Grupo Especializado no Combate ao Crime Organizado, continua forte e vai longe. E com o apoio vital do Ministério Público e do Judiciário. Só para se ter ideia da mobilização em torno dela: perto da metade dos policiais envolvidos naquela ação inicial de 18 de novembro, quando ocorreram prisões e várias buscas e apreensões, ainda continua em Rondônia. Não se sabe se todos, mas ao menos a maioria destes homens  e mulheres fortes da lei, cerca de 150 pessoas, está alojada na Base Aérea de Porto Velho. Na sede da Polícia Federal e no próprio quartel da FAB, continuam sendo feitos levantamentos, investigações, varredura nos computadores apreendidos, transcrição de conversas telefônicas e de mensagens. Na medida em que são descobertos novos indícios, novas provas, tudo é encaminhado para a PF e daí para o Judiciário, pedindo autorização para novas buscas e, se for o caso, novas prisões. Não há data para que a operação se encerre.

 

Outro fator importante, que aliás está formando uma intensa boataria, é que alguns dos indiciados ou apenas suspeitos, dependendo do caso, estariam negociando com as autoridades o benefício da delação premiada. Contariam tudo o que sabem em troca de benesses na hora de prestar contas à Justiça. Só esse quesito, até agora não confirmado por nenhuma autoridade, estaria mexendo com corações e mentes dos que ainda não foram alcançados pela Termópilas, mas poderão ser em breve. Há gente angustiada, suando, há os que estão  abaixo de antidepressivos. E os que fazem humor negro. Como aquele sujeito que disse a um político, brincando, durante o café da manhã numa padaria de Porto Velho: “se você está aqui é porque ´os homi´ da Federal não madrugaram na tua porta”...

 

NOME FORTE

Um grupo que quer ver o deputado federal Mauro Nazif como prefeito de Porto Velho anda comemorando. Pesquisas não oficiais dão conta que as chances do médico e político ficha limpa, o tem colocado sempre entre os nomes com maiores chances, caso a eleição fosse hoje. Nazif já estaria à busca de aliados fortes para o projeto. Mas por enquanto, oficialmente, ele só fala como um possível pré candidato.

TSUNAMI

Com o tsunami provocado pela Operação Termópilas no meio político – e principalmente em Porto Velho - Nazif, Lindomar Garçon e Fátima Cleide foram os mais beneficiados, entre os pré candidatos. Não se estranhe se, lá na frente, Nazif e Garçon estejam no mesmo palanque. São duas forças populares, com muitos votos entre o povão. A possibilidade, contudo, é apenas um estudo de futurologia. Mas não pode ser descartada.

NOME NOVO

Surge no cenário da Capital um nome novo, que, quando as candidaturas forem definidas, virá certamente com muita força. Trata-se do promotor aposentado Ivo Benitez. Ele pode ser o nome do PDSB na corrida à sucessão de Roberto Sobrinho. Benitez está entusiasmado com a ideia da disputa e pode chegar na Hora H como  uma grande surpresa. Esperemos para ver.

ABSOLVEU

O TRE arquivou um dos processos que a coligação liderada pela então senadora Fátima Cleide tinha na Justiça contra o ex-governador e hoje senador Ivo Cassol. O caso denunciava abuso de poder econômico, pela assinatura de convênios em período pré eleitoral e envolvia ainda o ex-presidente da Assembleia, Neodi Carlos. O TRE não acatou. E os cassolistas comemoram. O homem parece Teflon. Nada pega nele.

 OUTROS PROCESSOS

Fátima ainda tem um grande número de processos contra Cassol, impetrados pelo PT e sua coligação na última eleição. Até agora, não conseguiu nenhuma vitória. Mas os petistas aliados a ela acham que ainda vão conseguir alguma coisa, via Judiciário, porque no voto, para o Senado, foi uma surra. Cassol só perdeu nas urnas para o campeoníssimo de votos Valdir Raupp, hoje presidente nacional do PMDB.

É MUITO MEDO!

Meia dúzia, representando grupelhos, ONGs e interesses internacionais – além dos idiotas e desinformados de sempre -  têm muito mais força do que a maioria representada no Parlamento e no governo brasileiros. Pois é essa gente, que não lota dois ônibus, que conseguiu mais uma vez transferir a votação do novo Código Florestal. São poucos, mas o medo que eles impõe às nossas autoridades é enorme.

TESOURA NA MÃO

O Palácio Presidente Vargas continua trabalhando, a portas fechadas, na reforma da administração estadual que deve ser anunciada oficialmente em meados de janeiro próximo. Algumas mudanças já começaram, quase silenciosas, mas que já dão o tom do que está sendo preparado. Mas vem muito mais por aí. Confúcio Moura está com a tesoura na mão, para começar os cortes.

PERGUNTINHA

Será que o Palmeiras vai cometer o crime do ano e tirar o título que a torcida do Corinthias já está comemorando há uma semana? 

 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS