Nesta sexta-feira, 30, reunião entre procuradores da Advocacia Geral da União junto ao INSS e juiz auxiliar da Corregedoria celebrou, em Rondônia, o início da Semana Nacional de Integração entre a autarquia federal e o Judiciário brasileiro, que ocorre entre os dias 3 e 7 de outubro em todo país. O objetivo da ação é aproximar as duas esferas do poder público para facilitar o acesso dos segurados aos benefícios e reduzir as demandas levadas à Justiça e que podem ser resolvidas administrativamente.
O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), Álvaro Kalix, destacou a importância da ação feita pelo Instituto Nacional de Seguridade Social no sentido agilizar demandas que podem ser resolvidas nas próprias agências do INSS em Rondônia. Para o procurador federal-chefe junto ao INSS, Gustavo Rosa, o essencial é que o segurado tenha acesso rápido ao benefício. Segundo Rosa, Rondônia é um do estados brasileiros que têm menor índice de indeferimento (negação) aos pedidos de benefícios feitos nas agências. O procurador lembrou ainda do atendimento feito pelo telefone 135, que é gratuito, por meio do qual podem ser feitos agendamentos dos atendimentos nas agências.
Para o procurador federal Ricardo Leite, que também participou da reunião, o estímulo à resolução dos pedidos de benefícios antes de se chegar à esfera judicial, favorece a maioria dos pretensos beneficiários, que não têm condições financeiras de arcar com a contratação de alguém para lhe representar ou moram nas zonas rurais dos municípios.
O juiz auxiliar da CGJ defendeu a integração e a troca de informação entre o poder Judiciário e a autarquia que cuida da previdência dos brasileiros, pois isso demonstra ação em prol dos segurados e até de quem não é beneficiário ou tem demanda judicial com o INSS.