Durante toda a tarde desta quinta-feira (22) os sindicatos dos bancários de todo o país realizarão assembléias para definirem se irão aderir a uma paralisação nos atendimentos na próxima terça-feira (27), Conforme orientação do Comando Nacional dos Bancários, que considerou insuficiente as propostas apresentadas pelos bancos, em mais uma rodada de negociações da categoria.
Em Rondônia a assembléia aconteceu a partir das 17h30, de acordo com o presidente da SEEB/RO (Sindicato dos Bancários de Rondônia), José Pinheiro, os indicativos são de que os bancos de Rondônia poderão fechar as portas no dia 27 de setembro.
Entre as reivindicações, esta a proposta de reajuste salarial de 12,8%, tempo de até 15 minutos de espera nas filas nos dias normais, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, assistência médica e psicológica às vítimas de assaltos, seqüestros e extorsões, entre outras solicitações.
Segundo José Pinheiro, a população será devidamente informada caso a paralisação seja confirmada na assembléia desta quinta-feira.
“A categoria luta por benefícios tanto dos trabalhadores do sistema bancário, como também para a melhoria da condição de atendimento aos clientes, iremos informar a sociedade antecipadamente caso se confirme a paralisação”, concluiu José Pinheiro.
A paralisação dos bancários no dia 27, pode acarretar problemas para a população rondoniense, uma das maiores preocupações é a de que a data coincide com a folha de pagamento dos funcionários públicos estaduais, estes representam grande parcela da movimentação e fluxo financeiro dentro de Rondônia.