A população de baixa renda do município de Presidente Médici, distante 33 quilômetros de Ji-Paraná, conta agora com os serviços da Defensoria Pública do Estado (DPE) em tempo integral. A defensora pública Marillya Reis assumiu o Núcleo esta semana, em substituição ao defensor Dayan Albuquerque, da DPE em Ji-Paraná, que durante dois dias da semana se deslocava até o município vizinho para fazer atendimento.
A DPE em Presidente Médici atende a uma média de 500 pessoas ao mês , sem incluir nesse montante as audiências que são realizadas. O defensor Público-Geral do Estado, José Francisco Cândido, acredita que esse número deva aumentar consideravelmente com a chegada da defensora à cidade e com o atendimento passando a ser diário. Levar a Defensoria Pública aos municípios mais carentes tem sido uma das metas do defensor Público-Geral e este foi um dos primeiros passos nesse sentido.
O município de Presidente Médici, administrado pelo prefeito José Ribeiro, tem cerca de 22 mil habitantes, a maioria vivendo na área rural. A agropecuária domina a economia local. Apesar de pequeno, Presidente Médici possui uma extensão da Universidade Federal de Rondônia (Unir), com o curso de Engenharia de Pesca e, em breve, deverá ser disponibilizado também o curso de Zootécnia.
Marillya
Marillya Gondim Reis é pernambucana. Aprovada no último concurso realizado pela Defensoria em 2010, ela assumiu como defensora em maio deste ano. Antes, atuava como advogada em Recife. Apaixonada pela carreira de defensora, ela afirma que será um desafio atuar em uma cidade em que às necessidades de assistência jurídica gratuita por parte da população carente financeiramente são visíveis.