Fhemeron recebe unidade móvel para coleta de sangue

A coleta de sangue em Rondônia ganhou mais um reforço. Trata-se da Unidade Móvel para a Coleta de Sangue, um ônibus todo equipado que vai atender na capital e interior. A entrega do veículo, pela Energia Sustentável do Brasil, concessionária da usina hidr

Fhemeron recebe unidade móvel para coleta de sangue

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A coleta de sangue em Rondônia ganhou mais um reforço. Trata-se da Unidade Móvel para a Coleta de Sangue, um ônibus todo equipado que vai atender na capital e interior. A entrega do veículo, pela Energia Sustentável do Brasil, concessionária da usina hidrelétrica de Jirau como parte dos recursos de compensação social destinados ao governo do Estado para a área da saúde, ocorreu na manhã de terça-feira (6) em frente a sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).

 

Contou com a presença do secretário chefe da Casa Civil, Ricardo de Sá Vieira; do secretário de Estado da Saúde, Orlando Ramires; do presidente da Fhemeron Ted Wilson, do diretor Interinstitucional da Energia Sustentável do Brasil José Lucio de Arruda Gomes, dos deputados estaduais Jean Oliveira e Adelino Follador e funcionários do órgão.

 

Segundo Ted Wilson, esse reforço representa um modelo de trabalho do governador Confúcio Moura que está transformando a saúde no Estado de Rondônia. “A Fundação é o setor de transformação, porque o sangue é essencial à vida. Em 10 dias conseguimos um estoque de 1.200 bolsas. Hoje o estoque regulador de sangue na Fhemeron é de 170 bolsas por dia. Estamos trabalhando dentro da média e o ônibus vai nos ajudar a manter essa média”, disse Ted Wilson.

 

O secretário da Casa Civil, Ricardo de Sá Vieira disse que com a chegada da unidade móvel para a coleta de sangue, o estado ganha mais um aliado, porém é necessário conquistar e fidelizar novos doadores para que o estoque de sangue no Estado seja ideal. Pensando nisso, o governo do Estado de Rondônia, estará realizando em 15 de setembro, o lançamento da campanha de coleta de amostra de medula óssea, que abrangerá as unidades coletoras no estado, nos municípios de Guajará Mirim, Ariquemes, Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura,  Vilhena e região. Será uma campanha por mês em cada município, objetivando incentivar a doação de sangue e amostra de medula.

 

Unidade Móvel

 

A unidade móvel para coleta de sangue está equipada com bancada para recepção; sala de pré-triagem; duas salas de triagem clínica para maior agilidade nas doações; sala de doação de sangue contendo seis cadeiras para doação, confortáveis, ajustáveis em três posições; monitor de LCD de 21’; aparelho DVD para proporcionar um ambiente descontraído e confortável para os doadores; geladeira especial para conservação de sangue com capacidade para 120 bolsas; espaço para recuperação do doador; sala de lanche para o doador com refrigerador, mesa e cadeiras; ar condicionado de teto e informatização nas salas.

 

O ônibus cumpre todas as normas estabelecidas pelo Ministério da saúde no que consiste a operacionalidade de coleta de sangue sob o critério de atuação externa.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS