MP determina criação do Conselho de Pessoas com Deficiência

MP determina criação do Conselho de Pessoas com Deficiência

MP determina criação do Conselho de Pessoas com Deficiência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Defesa da Cidadania de Vilhena, determinou à prefeitura daquele município a organização de um fórum para a formação de comissão organizadora da I Conferência de Pessoas com Deficiência, na qual será criado, oficialmente, o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência.
A determinação foi resultado de uma audiência pública realizada na sede da Promotoria de Vilhena, na segunda-feira, dia 29 de agosto, com a finalidade de acompanhar a implantação e o funcionamento do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Vilhena, da qual participaram representantes da Prefeitura e da Associação dos Deficientes Físicos.
Além da escolha dos conselheiros não governamentais, na Conferência também serão avaliadas as políticas públicas de atenção à pessoa com deficiência implementadas no município, assim como aprovadas diretrizes para elaboração, implementação e controle social de tais políticas. Na Conferência será feita uma reformulação, se necessário, na lei que criou o Conselho, bem como deverá ser criado o Fundo Municipal de Pessoas com Deficiência.
Há alguns anos, a Associação dos Deficientes tem lutado para implantação do Conselho. A lei nº 2.548 de 22 de dezembro de 2008, que criou o Conselho, foi aprovada, mas até o momento não houve a implantação. Caberá à Associação dos Deficientes Físicos e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) mobilizar todos os filiados e pessoas vinculadas diretamente às entidades para a Conferência.
De acordo com o Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen, que coordenou a audiência pública, a prefeitura é responsável pelo direcionamento das questões administrativas que indicam atendimento aos direitos fundamentais das pessoas com deficiência. Ele entende que a situação atual dos idosos merece ainda maior cuidado, exigindo providências múltiplas por parte do município para efetivação das garantias constitucionais.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS