Aumentar a geração de renda associada à qualidade de vida é um ideal de futuro que foi discutido em capacitações para o desenvolvimento comunitário entre os dias 9 e 11 de agosto nas comunidades de União Bandeirantes, Abunã e Joana D’arc, localidades atendidas pelo projeto Tempo de Empreender Rondônia.
Tempo de Empreender é um dos projetos do programa Futuro Ideal, desenvolvido pelo Instituto Camargo Corrêa (ICC) em 19 cidades brasileiras. Ao longo do desenvolvimento dos projetos o ICC proporciona palestras que auxiliam na reflexão e entendimento sobre a importância de fomentar o desenvolvimento comunitário.
Em maio de 2011 integrantes do projeto Tempo de Empreender receberam a primeira capacitação do programa. O tema foi trabalho em grupos. As comunidades rurais atendidas pelo projeto estão localizadas no entorno da Usina Hidrelétrica de Jirau (UHE Jirau), no município de Porto Velho. As ações do projeto visam auxiliar na geração de emprego e renda a partir do desenvolvimento das potencialidades locais. Tempo de Empreender é apoiado pelo ICC, em parceria com o Sebrae, construtora Camargo Corrêa e Energia Sustentável do Brasil, empresa criada especialmente para investir no projeto da UHE Jirau.
Qualidade de vida
Durante a segunda capacitação proporcionada pelo ICC, uma oficina sobre trabalho e renda, alguns agricultores já demonstraram que as ações ajudam a ter um entendimento diferente da sua realidade e a adotar um novo comportamento. A agricultora Creusa Marciano, 46, plantadora de abacaxi, diz que aprendeu a fazer as contas do que ganha e nunca gasta mais do que pode. O controle de suas dívidas fez com que a agricultora tenha organizado as finanças para adquirir uma geladeira. Ela e diversas amigas participantes do projeto, como as agricultoras Lourdes Roques, 46, Marisa de Oliveira, 48, e Idenildes Sardinha, 28, investiram na plantação de cinco mil mudas de abacaxi para melhorarem a renda familiar. O investimento foi proporcionado pelas ações do projeto Tempo de Empreender.
A oficina de trabalho e renda, ministrada pelo presidente do Instituto Meio, Lars Diederichsen, ajudou a reforçar a visão da necessidade de planejar o próprio negócio, assim como trocar experiências na comunidade e observar a vocação para o desempenho de qualquer atividade produtiva, tendo em vista que o fator é fundamental para a realização pessoal, que resulta em qualidade de vida. A terceira oficina do projeto deverá ser realizada em outubro e aprofundará o tema desenvolvimento comunitário.
Parceiros
Tempo de Empreender Rondônia é uma realização do Instituto Camargo Corrêa, Sebrae, construtora Camargo Corrêa e Energia Sustentável do Brasil em parceria com Emater, Prefeitura de Porto Velho, Organização e Planejamento em Biodiversidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Sescoop, Embrapa, Federação do Comércio, Federação da Agricultura, FCDL, Federação das Indústrias, Facer, Secretaria de Finanças de Rondônia, Sedam, Incra, Ibama, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sedes e Semagric.