MP e órgãos ambientais combatem queimadas urbanas

MP e órgãos ambientais combatem queimadas urbanas

MP e órgãos ambientais combatem queimadas urbanas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Termo de Cooperação Técnica firmado pelo Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno, junto a órgãos ambientais do Estado e do Município, estabeleceu medidas que garantem maior rigor na fiscalização de queimadas urbanas em Pimenta Bueno. Um dos pontos definidos pelo documento é o de que o MP encaminhará sugestão ao prefeito da cidade sobre elaboração de projeto de lei para aplicação de multas a autores de queimadas.
 
Com intermediação da Promotora de Justiça Josiane Alessandra Mariano Rossi, o Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, Comissão de Combate a Queimadas, Secretarias de Obras e Agricultura do Município, além da Secretarias de Estado e Município do Meio Ambiente.
 
Conforme o acordo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente aprimorará a fiscalização e orientação em relação à prática de queimada, disponibilizando servidor para a atividade de fiscalização. O técnico notificará e aplicará multas referentes à existência de entulhos nas residências. Caberá à Secretaria de Obras apresentar, no prazo de 20 dias, cronograma de limpeza da cidade, também como forma de combater a prática de queima de resíduos.
 
O Termo de Cooperação também prevê que casos de queimadas urbanas ocorridos no Município, nos quais se vislumbre a possibilidade de crime, sejam encaminhados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente à Delegacia de Polícia da cidade. A Secretaria contará com o apoio dos Bombeiros, que comunicarão os técnicos da pasta para as providências cabíveis sempre que identificar o autor de queimada e indicar testemunhas nos atendimentos de ocorrências de queimadas urbanas. Com relação às queimadas rurais, o Corpo de Bombeiros notificará os casos à Sedam e ao Ibama para atendimento e adoção de medidas.
Já a Sedam, quando acionada, providenciará a notificação e autuação dos casos, encaminhando-os, quando necessário, ao Ministério Público. A Secretaria, juntamente com o Corpo de Bombeiros, comprometeu-se a realizar duas palestras mensais nas escolas de Pimenta Bueno sobre o tema 'Queimadas Urbanas'.
 
O Ministério Público informa que denúncias sobre queimadas podem ser feitas aos Bombeiros (193), à Sedam (3451-8622) e à Polícia Militar (190).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS