O curso, que foi ministrado na manhã de ontem (19 de julho) no salão de convenções do Sistema FIERO, pelo jornalista Marcelo Bennesby, foi mais uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL/RO) por meio da Coordenação de Capacitação Empresarial.
O superintendente do IEL/RO, Nazareno Gomes Barbosa deu às boas vindas apresentou o facilitador aos participantes. Nazareno destacou a importância dos temas abordados pelo jornalista durante o treinamento Mídia Training, que é um treinamento para que qualquer pessoa, ao ser entrevistada, atenda às expectativas do entrevistador sendo clara, objetiva e precisa.
Bennesby explicou que vários cuidados devem ser tomados antes de atender uma solicitação de imprensa: a linguagem corporal, a informação visual que se quer passar, o uso correto do idioma, o conhecimento irrestrito da informação, a objetividade e clareza no trato da mensagem são algumas das dicas essenciais para atingir o resultado pretendido. “O entrevistado deve ter em mente que o jornalista comanda a entrevista, para isto deve-se considerar as características de cada veículo, seja televisão, rádio, jornal, revista ou internet”, disse.
Mídia Training permite uma fala segura e um bom relacionamento com a imprensa em geral, melhorando a sua imagem. “Use a força da comunicação a seu favor. Melhore a comunicação corporativa com os públicos interno e externo. Mídia Training não é uma técnica desenvolvida para manipular a atuação dos jornalistas ou minimizar a ação da imprensa, ao contrário, ela ajuda a evitar enganos, distorções e omissões. É um programa de treinamento voltado principalmente para diretores do setor público e privado, e porta-vozes de empresas e instituições diversas, com o objetivo de prepará-los para o relacionamento adequado com a imprensa”, afirmou o jornalista durante sua exposição.
Durante o treinamento, que contou com cinco horas de carga horária, Bennesby abordou temas como construção de porta-vozes; construção da estratégia de comunicação; o discurso na TV; linguagem não verbal; tipos de entrevista: o papel do assessor; entre outros. Ele também exibiu vídeos para exemplificar sua explanação.
De acordo com o jornalista, com mais de 18 anos de experiência profissional, contar com o apoio de uma equipe de comunicação especializada que conheça os critérios jornalísticos é a garantia de zelar pela imagem, conquistar credibilidade, ganhar mais visibilidade e ter contato com os formadores de opinião. “Antes de tudo, seja uma fonte de informação confiável. É importante, mais do que saber dia, horário e quando a entrevista será divulgada, ter informações sobre o entrevistador, para que tipo de programa foi convidado, se haverá debate com outras pessoas e, nesse caso, quem serão os participantes”, recomenda Bennesby.