CATINGA - Esgoto estourado de Nova Mutum deixa distrito com cheiro insuportável

A pequena cidade com cerca de 1500 residencias, projetadas para ser um modelo referencial no reassentamento de comunidades atingidas pelo lago da hidrelétrica de Jirau passa por diversos problemas de infra-estrutura, porém desde que “explodiu” uma estação

CATINGA - Esgoto estourado de Nova Mutum deixa distrito com cheiro insuportável

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Moradores da recém construída Nova Mutum, distrito de Porto Velho localizado a cerca de 110km da capital estão passando por um verdadeiro calvário em razão do mau-cheiro proveniente da deficiente rede de esgoto que atende a localidade.
A pequena cidade com cerca de 1500 residencias, projetadas para ser um modelo referencial no reassentamento de comunidades atingidas pelo lago da hidrelétrica de Jirau passa por diversos problemas de infra-estrutura, porém desde que “explodiu” uma estação de coleta e tratamento de esgoto da vila, a situação ficou insuportável.
Para tentar resolver o problema, jogaram toda a descarga sanitária para outro “granadão” que fica no fundão de Nova Mutum, justamente onde estão as famílias que foram relocadas da antiga Mutum Paraná. A partir daí, o perímetro ficou impregnado do odor de fossa.
Cristiano Baldi, empresário morador das proximidades, com sua residência diretamente atingida pela catinga fétida disse que o pesadelo começou a cerca de 5 meses. Morando com sua família na casa recebida no relocamento, o empresário já pensa em até se mudar do distrito pela constância do problema. “De dez a quinze por cento dos que vieram de Mutum já se foram, mostrando a fragilidade do projeto.” disse Cristiano.
“Já fui na base da Caerd na vila, onde fui informado que desde que o governo assumiu a água e esgoto da comunidade, foi detectado o problema, que só pode ser sanado com a construção de outra estação fora da comunidade” afirmou Baldi.
Outro morador que reclama do serviço porco efetuado pela BS Construtora, empresa contratada pela ESBR para construir Nova Mutum é o professor Nelci de Oliveira, onde na sua casa, o esgoto da comunidade está retornando para sua residência, transformando sua casa num lugar insalubre.
Mas o caso de cheiro de “merda” não atinge só o empresário. Diversos pontos da vila estão com o esgoto aflorando em via publica, provocando até náuseas em transeuntes. Na frente de um restaurante que atende a vila, a rede de esgoto também estourou, provocando prejuízo ao empresário, que está vendo seus clientes sumirem.
Outro problema que está sendo provocado pelo esgoto que escorre pela sarjeta é sua vazão, onde acaba chegando até um igarapé, via galeria pluvial, contaminando o pequeno ribeirão.
“Gostaria que alguém que tem autoridade para tanto, fosse fazer uma vistoria na localidade. Ninguém merece viver com este cheiro na sua casa. Peço urgência por uma questão de saúde pública” finalizou Cristiano.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS